Criado por Henry Fordy em 1993, o Fordismo aposta numa nova proposta de produção, não mais baseada no trabalho artesanal, especializado e lento, mas baseado no método Taylorismo “organizaçãocientífica do trabalho” objetivando produzir o seu modelo T, que atendesse o consumo de massa a um preço relativamente baixo.
Para tal, o Fordismo se apoiou em 5 princípios de transformação: Atender o consumo- Produção em massa combatendo desperdícios inclusive de tempo; Parcelamento das tarefas, operário só faz um número limitado de gestos (acaba a profissão artesão em mecânica); Criação de uma linha deligação entre funcionários - esteira que permite aos operários, realizar produção em equipe de forma fluida; Padronização de peças, mesmo modelo; Automização das fábricas - A partir de 1914, surge asprimeiras linhas automizadas, veículo produzido oito vezes mais rápido que o esquema anterior.
Em 1921, a Ford fabricava mais da metade dos automóveis do mundo, seu capital de dois milhões dedólares em 1907, solta para 250 milhões de dólares em 1919, forçando a concorrência uma adaptação aos padrões fordistas incluindo salários empregatícios.
O Toyotismo - Implantado nas décadas de 50 a 70,surge como nova organização do trabalho, teve como pai ou idealizador seu vice-presidente Taiichi Ohno - Desafios: ser tão competitiva quanto a Ford; e aplicar o padrão no Japão com as limitaçõesimpostas pelo arquipélago, origem do termo, tempo justo (Just-in-time).
Adaptação Toyotista - Produzir a partir do que for consumido, só produz o que é vendido, combatendo o desperdício em quatrooperações: transporte, produção, estocagem e controle de qualidade (agregando valor ao produto);Flexibilidade - trabalho de equipe, trabalhador polivalente, operando em média cinco máquinas onde quatro delasfunciona automaticamente; Instalação do Kaban - placa que indica a peça ou elemento a qual está ligada, painel de peça reserva para o carro que está sendo montado.
Objetivando produzir muitos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Fordismo e toyotismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fordismo-e-Toyotismo/26573.html

MLA

"Fordismo e toyotismo" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fordismo-e-Toyotismo/26573.html>.

MLA 7

"Fordismo e toyotismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fordismo-e-Toyotismo/26573.html>.

CHICAGO

"Fordismo e toyotismo." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fordismo-e-Toyotismo/26573.html.