Parque da canastra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra tem 71.525 hectares demarcados e parte do território de 3 municípios: São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste de MinasGerais. O relevo acidentado e a vegetação rasteira produzem uma paisagem única, com grandes vistas panorâmicas e muitas cachoeiras.
As características do relevo e da vegetação favorecem a observação deanimais selvagens, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o veado-campeiro.As média das temperaturas fica em torno de 17 graus no inverno e 23 graus no verão. O índice pluviométrico anual varia entre1.300 e 1.700 mm, com maior concentração de chuvas de dezembro a fevereiro.
O objetivo principal da criação do Parque foi a proteção das nascentes do rio São Francisco, que brotam no imenso chapadãoem forma de baú ou canastra. Dezenas de fazendas foram desapropriadas devido a implantação do Parque, uma delas praticamente em cima das nascentes do "velho Chico".
O Ibama administra o Parqueatravés do escritório mantido em São Roque de Minas, a cidade mais próxima (8 km da portaria 1).

Principais atrações do Parque:
- Retiro de Pedras (área da primeira fazenda instalada na região);
-A parte alta da cachoeira dos Rolinhos;
- O cânion do rio São Francisco;
- A parte alta da Cachoeira Casca D’Anta.

REGULAMENTO BÁSICO DO PARQUE

Horário de visitação: 8h00 às 18h00.Recomenda-se entrar até as 16h00 no máximo.

Velocidade de tráfego nas estradas: 40 km/hora.

Lixo: Recomenda-se usar as lixeiras instaladas nos principais pontos ou de preferência recolher o lixo eentregá-lo em uma das portarias.

É proibido na área do Parque Nacional:

Entrada e consumo de bebidas alcoólicas.

Uso de equipamento coletivo de som.

Prática de esportes radicais como rapel,canioning, tirolesa, pêndulo e escalada.

Churrasco e acampamento, exceto na área reservada e administrada pelo Ibama junto à portaria 4 (Cachoeira Casca D’Anta, parte baixa).

Entrada de...
tracking img