Filosofia e etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É FILOSOFIA?
Se pararmos para pensar, qualificamos e quantificamos as coisas. Mas ao invés de aceitar tudo pronto, como verdades ou mentiras, e se começássemos a questionar tudo? Por exemplo: O que faz alguém gostar de outra pessoa? O que é o amor? O que é democracia? Como e por que surgiu? O que é subjetividade e objetividade? É possível sermos objetivos? O que é ser racional? Por queacreditamos em valores? Como surgem os valores?…etc. Uma série de indagações como estas afastam o homem da vida cotidiana e das coisas tidas como óbvias para a reflexão, aproxima-o do que chamamos de adotar uma atitude filosófica.
ATITUDE FILOSÓFICA
Se imaginarmos que um determinado homem vivesse em frente a uma televisão, preso a uma tela durante vinte e quatro horas por dia, com certeza ele nãoconheceria a sua realidade, e com isso, vai ter uma atitude alienada. A finalidade da atitude filosófica é de manter a vida, porque ela constrói mundos para resolver os problemas que toca a vida humana. Uma pessoa que passa pelo mundo e não tem atitude filosófica, não tem também apego a sua vida e a do outro, pois mantém uma atitude passiva, como se estivesse frente à televisão, sem nada poderfazer para mudar os fatos que lhe apresentam.
ESPECIFICIDADE DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Com Marilena Chauí, que nos serve de apoio para várias observações feitas na página 24 páginas, podemos também afirmar que, do ponto de vista mais específico, a Filosofia se apresenta com quatro definições gerais:
1º. - Visão de mundo de um povo, de uma cultura. Visão de mundo é um conjunto de idéias,de valores e de hábitos práticos de um povo, que fazem com que se defina como que uma identidade do povo;
2º - Sabedoria de vida, ou como “filosofia de vida”. Neste caso provavelmente incluiríamos como “filosofias” o Budismo, o Cristianismo, e não conseguiríamos distinguir entre Filosofia e Religião, o que também não convém;
3º - Esforço racional, sistemático, rigoroso, para concebero Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido (Chauí, 1995 p. 16). E esta definição corresponde mais claramente com a história da Filosofia. Assim conseguimos perceber a diferença entre Religião e Filosofia, enquanto aquela tem por base a fé, pela qual se aceitam verdades não demonstráveis e que tantos considerarão até mesmo irracionais.
4º - Fundamentação teórica e críticados conhecimentos e das práticas (Ibid, p.17): ela preocupa-se costumeira-mente com os princípios do conhecimento (por exemplo, do conhecimento científico, o que se chama de epistemologia ou de teoria do conhecimento científico), com a origem, a forma e os conteúdos dos valores éticos, políticos e estéticos. Assim, a Filosofia é reflexão, é crítica, e é análise. Mas isso não a torna um sinônimo deciência, mas uma reflexão crítica sobre a ciência; não a torna uma religião, mas uma análise crítica sobre o sentido da experiência religiosa e sobre a origem das crenças; nem a identifica com a Psicologia, com a Sociologia, a História, com a Ciência Política, por mais que estas ciências do fenômeno humano tenham parentesco histórico com ela. Neste caso, se costuma dizer que as ciências humanasestudam o “como”, enquanto a Filosofia estuda o “por que” e o “que é”, os conceitos.
OS GREGOS INVETAM A FILOSOFIA
A filosofia nascida na Grécia Antiga, ali se consolidou, tornando-se uma das principais marcas da civilização ocidental. Os gregos, desde os primórdios (por volta de 1500 a. C., com a civilização micênica), se concentraram nas costas do Mar Mediterrâneo, em pequenas e distintas nações,constituindo posteriormente cidades independentes e rivais entre si (as cidades-estado ou pólis). Cada cidade com sua cultura, seus hábitos, sua política. Mesmo assim, foi criada uma comunidade de língua e de religião, o que fez com que se constituíssem em um povo. Antes do advento (surgimento) da filosofia, os gregos explicavam o mundo ao seu redor através dos mitos. Havia os mitos sobre a...
tracking img