Tcc maquinas virtuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS “SAGRADO CORAÇÃO” UNILINHARES® COLEGIADO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MARCELO MARQUES GOMES WEVERSON FANTIN FRACALOSSI

MÁQUINAS VIRTUAIS

LINHARES 2007

MARCELO MARQUES GOMES WEVERSON FANTIN FRACALOSSI

MÁQUINAS VIRTUAIS

Trabalho Acadêmico apresentado ao curso de Sistemas de Informação, 4º Período A, da Faculdade de Ciências Aplicadas “SagradoCoração”, como requisito parcial para avaliação. Orientador: Prof. Otacílio José Pereira.

LINHARES 2007

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................4 2. O QUE É VIRTUALIZAÇÃO? .................................................................................5 2.1 EMULADORES.....................................................................................................7 2.2 TÉCNICAS DE VIRTUALIZAÇÃO.........................................................................8 3. VANTAGENS E DESVANTAGENS......................................................................10 4. APLICAÇÕES DAS MÁQUINAS VIRTUAIS ........................................................13 4.1 NO ENSINO........................................................................................................13 4.2 CONSOLIDAÇÃO DE SERVIDORES .................................................................13 4.3 HONEYPOTS E HONEYNETS ...........................................................................16 4.4 MIGRAÇÃO DE SOFTWARE..............................................................................18 5.CONCLUSÃO .......................................................................................................19 6. REFERÊNCIAS.....................................................................................................20

4

1. INTRODUÇÃO
Para os gestores de Tecnologia da Informação (TI) e até mesmo para os usuários, com ou sem muita experiência na área, o que interessa agorasão as Máquinas Virtuais (MVs) que estão revolucionando o setor de infra-estrutura das organizações. Vários motivos implicam nesta decisão de implementação por parte das organizações, o objetivo deste trabalho é mostrar de forma clara as vantagens e desvantagens da aquisição desta funcionalidade bem como alguns exemplos de organizações que já a utilizam.

Provido de diversas ferramentas nomercado, as máquinas virtuais vêm disputando cada vez mais espaço. A Microsoft, pioneira com soluções para desktop e seus famosos sistemas operacionais (SOs), trás a ferramenta “Virtual PC”, gratuita e de muita simplicidade na utilização – como de praxe –, para virtualização em desktops, e o “Virtual Server 2005”, utilizado na virtualização de servidores. Essas e outras ferramentas de virtualização serãomais bem abordadas no decorrer deste trabalho.

A utilização da virtualização pode ser vista por outra óptica também. De programas mais simples como criadores de drivers virtuais (de CD, DVD, disquete, etc.) até mesmo as complexas máquinas virtuais Java (Java Virtual Machines – JVM), que lidam com uma das mais poderosas linguagens de programação orientada a objetos conhecida mundialmente; e épor este motivo que uma aplicação feita em Java pode ser criado e/ou executada em qualquer ambiente diferente daquele que foi originado.

O objetivo deste trabalho visa estabelecer um comparativo entre os diferentes dispositivos existentes no mercado para virtualização, bem como o seu funcionamento, apontar vantagens e desvantagens do mesmo e mostrar de forma clara que se pode trazer uma grandeeconomia à organização com a utilização desta tecnologia. Todos esses e vários outros pontos relevantes serão esclarecidos no decorrer deste trabalho.

5

2. O QUE É VIRTUALIZAÇÃO?
Máquina Virtual, assim chamada na década de 60 quando começou a ser utilizada – e é assim que é conhecida até os dias atuais –, significava simplesmente um software instalado em um sistema operacional real (ou...
tracking img