Filosofia utilitarismo, liberalismo etc

Páginas: 2 (485 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
Em Filosofia, o utilitarismo é uma doutrina ética que prescreve a ação (ou inação) de forma a optimizar o bem-estar do conjunto dos seres sencientes O utilitarismo é então uma formadeconsequencialismo, ou seja, ele avalia uma ação (ou regra) unicamente em função de suas consequências.
Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase:

Agir sempre de forma a produzir a maiorquantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).

Trata-se então de uma moral eudemonista, mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos enão o de uma única pessoa.

Antes de quaisquer outros, foram Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873) que sistematizaram o princípio da utilidade e conseguiram aplicá-lo a questõesconcretas –sistema político, legislação, justiça, política econômica, liberdade sexual, emancipação feminina, etc.

Em Economia, o utilitarismo pode ser entendido como um princípio ético no qual oque determina se uma decisão ou ação é correta, é o benefício intrínseco exercido à coletividade, ou seja, quanto maior o benefício, tanto melhor a decisão ou ação.

Em metafísica e estatística, apalavra indivíduo habitualmente descreve qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente a "uma pessoa". Usada em muitos contextos, tanto "Sócrates" como "a Lua" sãoindivíduos. Em geral, "uva" e "vermelhidão" não são.

Em biologia, indivíduo é sinônimo de organismo.

Indivíduo, como peça da gíria filosófica, é muito comum e surge frequentemente como sinônimode particular, em contraste com "universal".

A famosa obra sobre os indivíduos e a sua individuação é de P. F. Strawson em Pessoas: Um Ensaio em metafísica descritiva (Londres: Methuen & Co. Ltd.,1959, Nova Iorque: Anchor, 1963).

No cotidiano, um indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que é considerada uma entidade. Várias pessoas consideram um indivíduo responsável por suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia Liberalismo Clássico
  • John Locke Liberalismo Filosofia
  • O liberalismo como ferramenta de propagação da filosofia burguesa
  • Ciência Política,Ciências Sociais,Filosofia,Liberalismo Inglês,Liberalismo Francês,Liberalismo Norte...
  • Utilitarismo
  • Utilitarismo
  • Utilitarismo
  • Utilitarismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!