Filosofia (pedagogia)

Páginas: 7 (1515 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2012
SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................04
1. O pensador.......... ........................ .................................................................05
2.1 A Importancia da filosofia..............................................................................05
2. Sala de aula dofuturo....................................................................................06
3. Em que medida a industria cultural interfere na realidade da educação contemporânea...............................................................................................07
4. Até que ponto a teoria do autor, se aplica à nossa realidade...........................08
5. Relatóriofinal................................................................................................09
6. Bibliografia.......…....…………………………………….........………………....10

Campinas
2012

1- Introdução

Neste trabalho, entenderemos sobre a função da filosofia no meio da educação, sobre seus pensadores e filósofos conhecidos no mundo todo, e como suas teorias mudaram a educação de crianças e jovens.1. O pensador

Escultura de bronze do escultor francês Auguste Rodin, onde ele retrata um homem em meditação em frente aos portões do inferno.
Essa foi a primeira estátua do escultor, denominada “o pensador”.

1.1 A Importancia da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive, e as dificuldade de implementação desta disciplina no currículo escolar.

O ensino dafilosofia tem sofrido uma incompreensão da natureza da própria filosofia. Por um lado, afirma-se que a filosofia é o lugar crítico da razão, mas a prática real do ensino e do estudo da filosofia consiste em repetir fórmulas gastas.
A filosofia deve ser um estudo vivo e estimulante, criativo e crítico.
Nas escolas, o ensino didático da filosofia, é extremamente complicado para os alunos, pois existemfalhas de programas escolares, pois entende-se que o professor de filosofia, não deve fazer com que os alunos repitam as ideias dos filósofos, mas que eles entendam, e que tenham a capacidade de defender e criticar a própria filosofia, como um talento para compreender o objetivo de um argumento.
Assim, não apenas nas escolas, mas na sociedade em geral, existe a transmissão de preconceitos emrelação a filosofia, e com isso, Exegese estério, defende o modo socrático de “fazer filosofia”, insistindo no exercício da razão.
Desidério Murcho, crítico, filósofo, professor e escritor Português, caracterizar a filosofia e de indicar diretrizes para o ensino dessa disciplina.
Em um de seus livros, que reúnem 8 ensaios, ele retrata o ensino de Portugal. Diz que o que motiva o mal ensino dePortugal seria a desmotivação dos estudantes e dos professores, e os maus programas de ensino. Isso não vale apenas para Portugal, mas sim em vários outros Países, principalmente no Brasil, que o ensino filosófico principalmente, anda muito desvalorizado.
A Filosofia, nada mais é, que o entender o que os grandes filósofos, passam para a gente, entender os textos, os pensamentos.. e não o complicadofato de decorar tudo isso. É por esse motivo, que a filosofia está sendo cada vez menos usada nas escolas, pois os professores, não conseguem passar a filosofia como ela é realmente, para os estudantes.
E por fim, em um de seus livros e estudos, Desidério procura oferecer uma filosofia que faça jus a verdadeira natureza da filosofia. E é exatamente isso, que as pessoas, escolas e principalmente osalunos, gostariam de entender.. o verdadeiro sentido, da filosofia.

2. Sala de aula do futuro

Existem hoje, mais de 10 milhões de salas de aulas que necessitam de reparações. E realmente, as mesmas, tem pouco evoluído nas últimas décadas.
A sala de aula do futuro, é ao mesmo tempo bibliotecas, laboratórios, e entre outros espaços escolares, com Internet, Wi-fi, boa iluminação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Filosofia e pedagogia
  • pedagogia e filosofia
  • Qual a finalidade da Filosofia, para a ciência da Pedagogia
  • Resumo Filosofia e Pedagogia
  • A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NÃO É A PEDAGOGIA
  • Filosofia da educação á pedagogia
  • Filosofia e a pedagogia do oprimido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!