Filosofia e a pedagogia do oprimido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A filosofia da educação brasileira teve uma grande contribuição com a obra Pedagogia do Oprimido, pois essa obra fez com que muitos educadores adquirissem uma pedagogia freireana, esta ensinaque é preciso aprender a escutar.
Nessa época em que a obra foi publicada, o país vivia o golpe militar, censuras, falta de liberdade e perseguições.
Essa pedagogia freireana trouxe afilosofia para os educadores de uma forma diferente, o educador trabalha a idéia junto com educando, cada um respeitando, dialogando e dividindo seus conhecimentos, onde antes o educador era o quetransmitia e o educando o que recebia, com esta nova pedagogia eles poderiam aprender a pensar, refletir, trabalhar as idéias e as dúvidas. A filosofia da educação fez com que as pessoas maissimples pudessem ter o direito de participar de vários problemas sociais, através de discussões, críticas e opiniões.
A vivência de cada educando tem muita importância na pedagogia freireana,através dessas vivências pode aparecer várias questões que uma pessoa simples não consegue resolver ou até mesmo entender, como os problemas políticos e sociais e os educandos pudessem aprender comas novas vivências que lhes eram passadas.
Ao passar essa filosofia às pessoas menos favorecidas, elas começaram a fazer parte da sociedade que até então eram excluídas ou enganadas.
Odiálogo foi o ponto principal para Paulo Freire, pois o indivíduo se liberta e passa viver num mundo real, podendo assim ser inserido nele.
A filosofia e a educação caminham juntas, como diz Luckesi(1994, p. 32):
Filosofia e Educação são dois fenômenos que estão presentes em todas as sociedades. Uma como interpretação teórica das aspirações, desejos e anseios de um grupo humano, a outracomo instrumento da veiculação dessa interpretação. A filosofia fornece a educação uma reflexão sobre o educando, o educador e para onde estes elementos podem caminhar.(filosofia da Educação)
tracking img