Saude coletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAST – Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador

MAIS SAÚDE: DIREITO DE TODOS (PAC DA SAÚDE)

CERES, 2011

JEISIANE RIBEIRO DIAS SILVA

PAST – Programa de Atenção à Saúde do Trabalhado

MAIS SAÚDE: DIREITO DE TODOS (PAC DA SAÚDE)



CERES, 2011
INTRODUÇÃO

Emvigor desde 2004, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações que objetivam a promoção, proteção, recuperação e reabilitação de todos os trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Suas diretrizes, descritas na Portaria nº 1.125 de 6 de julho de2005, compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a estruturação da rede de informações em Saúde do Trabalhador, o apoio a estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão dessas ações.
A política de saúde do trabalhador no Brasil começa a ser desenhada após a promulgação da Constituição Federal de 1988 no artigo 196coloca que a saúde é um direito de todos, e dever do Estado garantido mediante política sociais e econômicas que visem a redução do risco da doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
A Lei Orgânica da Saúde nº. 8080/90 também coloca no artigo 6º, parágrafo 3ºa “... saúde do Trabalhador como um conjunto deatividades que se destina, por meio de ações de vigilância epidemiológica e sanitária, a promoção e proteção da Saúde do Trabalhador, assim como visa à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho”.
O Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde dos Estados e Secretarias Municipais de Saúde e cria os Centros de Referência em Saúde doTrabalhador que tem como objeto o estudo e intervenção nas relações entre trabalho e saúde tem como objetivo realizar a prevenção, a promoção e a recuperação da Saúde do Trabalhador urbano ou rural, do setor formal ou informal de trabalho.
Segundo a Política de Saúde e Segurança do Trabalhador entende-se por trabalhadores homens ou mulheres que exercem atividades para sustento próprio e/ou deseus dependentes, sejam no mercado de trabalho formal ou informal da economia. Inclusive os que trabalham ou trabalharam como assalariados, domésticos, avulsos, rurais, autônomos, temporários, servidores públicos, cooperativados e empregadores, proprietários de micro e pequenas unidades de produção e serviços, entre outros.

PAST – Programa de Atenção à Saúde do TrabalhadorEstruturado em ações que objetivam a promoção, proteção, recuperação e reabilitação de todos os trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
O PAST é um programa de assistência a saúde do trabalhador que propõe um atendimento, objetivo para diagnostico precoce e tratamento imediato do trabalhador abreviando seu retorno ao trabalho e em melhores condições desaúde e bem estar:
* Avaliação, tratamento e acompanhamento do Médico do trabalho;
* Encaminhamento para especialista credenciado, após avaliação do médico do trabalho;
* Avaliação, tratamento e acompanhamento de médicos de variadas especialidades com compromisso ético;
* Reabilitação profissional – Doença e acidente de trabalho;
* Fisioterapia;  Massoterapia.

Perfil de morte eadoecimento relacionado ao trabalho

A saúde dos trabalhadores é condicionada por fatores sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais relacionados ao perfil de produção e consumo, além de fatores de risco de natureza físicos, químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos presentes nos processos de trabalho particulares.
De modo esquemático, pode-se dizer que o perfil de...
tracking img