Filosofia just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA
INSTITUTO DE TECNOLOGIA - ITEC
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA - FEM
DISCIPLINA: Gerência de Produção
PROF.: Celso Coelho

JIT

Thiago Ramiro Moreira de Sousa 08188000301

08/01/2013
INTRODUÇÃO

O ‘’JIT’’ é a inicial de Just-in-Time (no tempo certo) e funciona como um método de gestão da produção que pode ser traduzida como: produção semestoques, eliminação dos desperdícios, sistema de melhoria contínua do processo, etc. Essa filosofia está diretamente ligada ao chamado Sistema Toyota de Produção (STP) e visa, fundamentalmente, aplicar a melhoria contínua do processo produção do produto, eliminando os estoques.

ABORDAGEM TEÓRICA

1. OBJETIVOS

Just in Time, que significa “no tempo justo”, exige do administrador o abastecimentoou desabastecimento da produção no tempo certo, no lugar certo e na quantidade certa, visando capacitar à empresa a produzir somente o necessário ao atendimento da demanda, com qualidade assegurada. Ela tem como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques, já que estes permitem a continuidade do processoprodutivo mesmo quando há problemas nos estágios de produção. Ao se reduzir o estoque, os problemas que antes não afetavam a produção, tornam-se agora visíveis, podendo, assim serem eliminados, permitindo um fluxo mais suave da produção e com uma maior qualidade.
As metas colocadas pelo JIT em relação aos vários problemas de produção são:
* Zero defeitos: Um dos pontos mais importantes no JIT é oda melhoria contínua. O conceito de melhoria contínua é parte integral da filosofia Just in Time. Implica que a empresa deve continuar e ativamente trabalhar para melhorar, sem considerar qualquer melhoria como definitiva. Uma conseqüência imediata do conceito de melhoria contínua é que o processo de implementação da filosofia JIT não começará e terminará em períodos definidos de tempo. Reduçõesde estoques tem que ser precedidas por melhorias na qualidade, mudança no layout, redução nos setups e treinamento do empregado. Na medida em que novos problemas se tornam visíveis, devem ser resolvidos antes que novas reduções de estoques possam ser feitas. Esse é um processo contínuo e gradual, e a implementação nunca estará completa.
* Tempo zero de preparação(SETUP): O tempo de set-up édefinido como o tempo decorrido na troca do processo da produção de um lote até a produção da primeira peça boa do próximo lote. Os tempos de set-up podem ser reduzidos através de uma variedade de métodos, como, por exemplo, eliminar o tempo necessário para a busca de ferramentas e equipamentos, a pré-preparação de tarefas que retardam as trocas e a constante prática de rotina de set-up.Normalmente, mudanças mecânicas e relativamente simples podem reduzir os tempos de set-up consideravelmente estoque zero: Estoque eleva custos e esconde problemas criados pela má qualidade, pelos tempos de espera muito longos e pelos projetos defeituosos. Eliminando os estoques os problemas ficarão mais visíveis e suscetíveis a melhoras.
* Movimentação zero: Técnicas de arranjo físico podem serutilizadas para promover um fluxo suave de materiais, de dados e de pessoas naoperação. Fluxo é um importante conceito no JIT. Longas rotas de processos ao longo da fábrica fornecem oportunidades para a geração de estoques, não agregam valor ao produto e reduzem a velocidade de atravessamento de produtos; todos os aspectos contrários aos princípios do JIT.
* Quebra zero: No JIT prioriza-se amanutenção preventiva. A manutenção preventiva é um importante aspecto da busca da qualidade na manufatura. Envolve inspeções regulares e manutenção desenhada para manter as máquinas operando, evitando assim paradas não esperadas. A manutenção de rotina, incluindo limpeza, lubrificação, recalibragem e outros ajustes ao equipamento, é feita pelo próprio operador.
* LEAD TIME zero: Lead time é o tempo...
tracking img