O verdadeiro significado da pascoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PASCOA

1º Parte

O INICIO DA PÁCOA (pesah/páscoa vem da raiz verbal psh).
LEITURA Êxodo 12.18
1 Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito:
2 Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, umcordeiro para cada família.
4 Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro.
5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito;
6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo oajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.
7 Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;
8 naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.
9 Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura.
10 Nada deixareisdele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis.
11 Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR.
12 Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou oSENHOR.
13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.
14 Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
15 Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermentodas vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel.
16 Ao primeiro dia, haverá para vós outros santa assembléia; também, ao sétimo dia, tereis santa assembléia; nenhuma obra se fará nele, exceto o que diz respeito ao comer; somente isso podereis fazer.
17 Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque, nessemesmo dia, tirei vossas hostes da terra do Egito; portanto, guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.
18 Desde o dia catorze do primeiro mês, à tarde, comereis pães asmos até à tarde do dia vinte e um do mesmo mês

2ª Parte

A PÁCOA COM O ÚLTIMO CORDEIRO

Bom, antes de falarmos da páscoa no novo testamento, vamos entender o seu significado tanto no novo, quanto noantigo testamento, o que DEUS realmente estava celebrando era só uma festa ou um ato para libertar o povo do Egito.

Nesta parte, iremos ver que o próprio DEUS “JEOVÁ”, faz uma promessa em ( Gn 3.15). Após esta etapa, ao longo dos anos o SENHOR DEUS levanta um profeta, hoje qualificamos ele como profeta messiânico, pois seu ministério era falar do messias, seu nome era Isaias, filho de Amós,aproximadamente 740 anos antes de JESUS CRISTO.

Foi orientado por DEUS, a chamar a atenção da nação de Judá de volta para DEUS e revelar a sua salvação divina através do messias, vamos ler dois textos muito conhecidos e que expressam com veemência a vinda do nosso SENHOR JESUS CRISTO.

a) Is 7.14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhechamará Emanuel.
b) Is 9.6 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;

3ª Parte
O NASCIMENTO DE JESUS
a) O ANJO APARECE A MARIA ( Lc 1. 26-33 )
b) O ANJO APARECE A JOSÉ ( Mt 1. 18-23 )
c) JESUS NASCE EM BELEM ( Lc 2. 1 a 7 )

4ª Parte...
tracking img