Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 60 (14827 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Nesse trabalho vamos conhecer um pouco mais sobre os carcinomas e sarcomas e como ele pode afetar a vida de muitas pessoas, desde a forma estrutural ate a forma emocional e como as famílias dessas pessoas são afetadas com essas doenças. Seus tratamentos por muitas vezes longo e desgastante para a pessoa em si e seus familiares.Capitulo 01
Sarcomas
Um sarcoma é um cancro (câncer/ neoplasia) que atinge as células da mesoderme, em contraste com os cânceres mais comuns, que atinge a parte mais superficial ou interna do tecido. Pode atingir ossos, cartilagem, gordura, músculos, vasos sanguíneos, ou tecidos moles. O termo advém do termo grego e significa ”crescimento carnoso”. Sãoos tipos de câncer que mais fazem metástase e, portanto os mais perigosos e difíceis de serem tratados.
Diagnostico
Pacientes com sarcoma, no entanto, geralmente não se sente doentes e podem ter poucas ou nenhumas dores e, portanto, não consideram o fato de que essa massa pode representar uma doença muito mortal. Isso leva muitos a só procurar ajuda medica depois de que o sarcoma esteja em umgrau muito avançado e perigoso. Só costuma doer se for em uma área muito desconfortável ou sensível. O diagnostico varia com o tipo de sarcoma mas pode ser feito por tomografia computadorizada, ressonância magnética, raio x, PET Scan ou por biopsia.
Nomenclatura
Alem de ser nomeados com base no tecido de origem ou de seu descobridor, os sarcomas são também atribuído um grau ( baixo, médio e auto)com base na presença e frequência de certas características celulares e subcelulares associadas com o comportamento biológico maligno.
Tratamento
Sarcoma de baixa gravidade é geralmente tratado cirurgicamente, sem necessariamente precisar de radioterapia e quimioterapias, mas elas possam ser usadas dependendo do caso. Sarcomas de grau intermediários e auto grau são mais frequentes tratados comuma combinação de cirurgia e quimioterapia e radioterapia, pois tumores de grau mais elevado são mais propensos a sofrer metástase, então precisão ser tratados de forma mais agressiva. O reconhecimento de que muitos sarcomas são sensíveis a quimioterapia melhorou drasticamente a sobrevida dos pacientes. Por exemplo, na era antes da quimioterapia, a sobrevivência em longo prazo para pacientes comosteossarcoma localizado era apenas aproximadamente 20%, mais agora subiu para 60-70%.
Carcinomas
É um tumor maligno desenvolvido a partir de células epiteliais, glandulares (adenocarcinoma) ou trofoblasto ( córicarcinoma) que tende a invadir tecidos circulares originando metástase. Os locais mais comuns de lesões do tipo carcinoma são pele, boca, pulmão, mama, estomago, colo do útero,próstata e pênis. Os carcinomas do tipo Basocelular são originários da epiderme e dos apêndices cutâneos acima da camada basal, como os pelos, por exemplo. Já os carcinomas Epidermóides tem origem no queratinócito da epiderme, podendo também surgir no epitélio escamoso das mucosas.Capitulo 02
Câncer de mama
O cancro de mama ou câncer de mama é o cancro do tecido da mama. Mundialmente, é a forma comum de cancro em mulheres – afetando, em algum momento de suas vidas aproximadamente uma em cada nove a cada treze mulheres que atinge os noventa anos no mundo ocidental. É a segundamaior causa fatal de cancros em mulheres (depois do cancro pulmonar), e o números de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenômeno parcial culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental. Uma vez que o peito é composto por tecido idêntico em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total.
Câncer de mama Recidivado e metastático
O câncer de mama invasivo pode...
tracking img