Filosofia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-apresente um conceito amplo de filosofia juridica, ou seja o que ela e ? qual a sua identidade ? o que a caracteriza?
R-A filosofia do direito, filosofia jurídica ou ainda Jusfilosofia, é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o Direito. Comumente, este campo tem sido abordado tanto de um prisma filosófico, por filósofos de formação, quanto de um prisma jurídico, por juristas deformação. Seus grandes temas são a justiça (teoria da justiça), a propriedade, a liberdade, a igualdade, o conceito de direito, os métodos de produção, interpretação e de aplicação do direito (metodologia jurídica) e a função do Direito na sociedade.
A Jusfilosofia, além de investigar os fundamentos conceituais do Direito, se ocupa de questões fundamentais "como a relativa aos elementosconstitutivos do Direito; a indagação se este compõe-se de norma e é a expressão da vontade do Estado; se a coação faz parte da essência do Direito; se a lei injusta é Direito e, como tal, obrigatória; se a efetividade é essencial à validade do Direito, etc." (Paulo Nader, Filosofia do Direito. Rio de Janeiro, Forense, 2003,
Segundo o que acentua N. E Simmonds: "A filosofia do direito se situa naintersecção desses problemas e procura formar uma compreensão coerente da natureza do direito, a fim de resolvê-los. Alguns problemas são de um tipo que pode ocorrer a qualquer pessoa que pense, enquanto outros decorrem da compreensão técnica e da experiência dos advogados." (In Nicholas Bunnin e outros (orgs.) Compêndio de Filosofia.
2 Faça um comentário explicativo sobre quatro atribuições oufunções principais da filosofia jurídica (indicadas pelo professor)justificando e associando-as a realidade social jurídica na atualidade .?
R- A Filosofia, de um modo geral, traz-nos um estado de inquietação e indignação diante da sociedade e dos fatos sociais. Em decorrência deste estado, somos instigados ao questionamento, em busca de conhecimento histórico, analítico e investigativo sobre o homem e asociedade. Tendo estes como princípio da Filosofia, fica clara a ideia de que Filosofia Jurídica é uma ferramenta imprescindível no âmbito do Direito, uma vez que ambas as ciências, mesmo com objetivos distintos, têm como principal objeto o homem em sociedade. Sendo de fundamental importância não apenas para os juristas, mas para todas as pessoas que procuram entender e criticar as experiênciasjurídicas da sociedade ao longo do tempo. A Filosofia do Direito então se torna importante à medida que se analisa os conceitos do ordenamento jurídico e social tentando se adequar a uma realidade e por fim o esperado por todos. A Filosofia Jurídica estuda de forma ampla e complexa as questões de uma sociedade inserida a uma realidade jurídica, buscando conhecer e entender a raíz do problemajurídico, não tendo a preocupação de tomar decisões paliativas em busca da ordem e da prática. A Filosofia Jurídica problematiza a Ciência Jurídica de uma forma contínua e sempre questionável.
3-Como e por que a filosofia jurídica evita supera o jurisdicismo ou o legalismo ?ou seja como ela se situa entre as perspectiva dogmática e zetetica ?

4-Qual a relação entre a dogmática jurídica e a teoriacritica do direito?
R- A Dogmática Jurídica é uma forma de conhecimento teórico e prático acerca do “Direito” predominante no mundo europeu espalhado pelo mundo em virtude do colonialismo e após o advento do Estado Moderno. Caracteriza-se pela “aceitação da normatividade revelada nas expressões semiológicas do direito, em especial no discurso normativo da legislação, como ponto de partida e núcleode convergência dos respectivos atos de conhecimento”.
R-Enquanto isso a teoria critica do direito toma Uma postura crítica é aquela que adota uma abordagem específica no estudo das relações sociais, especialmente no âmbito das estruturas de controle e poder2 (JERMIER, 1998).Aqui, é importante ressaltar, novamente, que uma interpretação crítica da realidade sob uma Teoria Crítica significa,...
tracking img