Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Metodista – IPA

Nome: Bianca Cosme Coelho
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Sociologia

TEXTO:

A sociologia nos possibilita enxergar com nitidez osproblemas sociais e políticos do Brasil. Ela estimula nosso senso crítico assim nos tornamos indivíduos reflexivos e questionadores.
É uma ciência importantíssima atualmente, pois, tenta compreenderas causas e consequências dos problemas sociais (como violência, pobreza, educação, etc.). Tenta explicar o tamanho dos mesmos para as futuras gerações, servindo hoje como uma ciência auxiliar para oentendimento e procura de soluções satisfatórias para os males da sociedade. Hoje com as pessoas buscando cada vez mais por espaço e reconhecimento no trabalho ou de um determinado grupo sociais acabamafastando-se de seus laços familiares e isso resulta muitas vezes em uma intolerância maior no que diz respeito às diferenças (religiosas, de hábitos ou crenças, etc.), passa assim a contribuir parao aparecimento ou agravamento dos problemas sociais enfrentados pela a sociedade.
Em minha opinião a sociologia é importante porque através do estudo da vida social do homem, a interação social, aestrutura, o funcionamento e a evolução dos grupos sociais, contribui para a formação humana , buscando o desenvolvimento do pensamento inteligente, formador e criador de ideias e projetos para novosrumos em nossa existência.
O que mais me chama a atenção é Marx. Para ele os interesses entre o Capital e o Trabalho são existe conciliação pois enquanto o Capital quer explorar a força de trabalho aomáximo para obter cada vez mais lucro, o trabalhador quer aumentar seus ganhos através do valor do salário. Isso resulta na concepção de uma sociedade dividida em classes. Marx afirma que essaconvivência só é possível porque a classe dos trabalhadores é dominada pela classe dos capitalistas e propõe que a classe proletária (trabalhadores), devem se organizar, unir-se e inverter a ordem, ou...
tracking img