Filosofia da tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(1º) A tecnocracia é desejável? Por quê? Ou por que não?

Acredito que a tecnocracia seja desejável. Um grau de especialização e instrução é de suma importância para o bom andamento de empresas egoverno. A proposta de Galbraith de uma forma moderada de tecnocracia é um fato. Por outro lado, existem os filósofos que definem a tecnocracia de outra maneira, como Herbert Marcuse, que a definecomo a sociedade na qual “as considerações técnicas da eficiência imperialista e da racionalidade extrema substituem os critérios tradicionais de rentabilidade e bem-estar geral”. Toda a produção,industrialmente maquinaria, seria dividida igualmente para todos.

Contudo, acredito que a tecnocracia nos EUA, e comte, teriam que ser evitadas, por que ela torna irrelevantes aspectos políticos,sociológicos, aspectos estes que são essências para a sociedade.

(2º) A versão “sutil” de tecnocracia, a estrutura de Galbraith, é a verdadeira para a sua sociedade? Isto é, os lideres políticos ecorporativos principais têm suas decisões pré-estruturadas por conselheiros técnicos a ponto de suas decisões serem dirigidas pelo input de nível inferior?

A tecnocracia é uma noção com uma pré-históriae uma variedade de formas na sociedade contemporânea. A versão sutil de tecnocracia Galbraith é uma realidade do mundo contemporâneo. Por conta da grande quantidade de informações e a imensidão deconhecimentos a utilização de especialistas técnicos, cientistas, engenheiros, contadores, dentre outros, se tornou de extrema importância, a especialização é cada vez mais utilizada. Com isso, acreditoque a tecnocracia é colocada de maneira correta, contribuindo para a tomada de decisão.

(3º) A mudança de nossa economia, de economia manufatureira para “economia de serviços”, justifica aafirmação de que ela está se tornando uma tecnocracia? Que tipos de empregos contam como empregos de “serviços”? Estes são, todos ou a maioria deles, relevantes para a economia de alta tecnologia?

Não....
tracking img