Filosofia da tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1: FILOSOFIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
































Recife/PE
2012

QUESTÕES PARA ESTUDO


1) Você pensa que o indutivismo é adequadocomo teoria do método científico? Se não é, por que tantos cientistas em atividade atêm-se a ele?

O indutivismo não é adequado como teoria do método científico porque de acordo com Karl Popper, pordetrás da ideia de indução, encontra-se a convicção errada de que o investigador pode observar e experimentar a realidade sem pressupostos e sem preconceitos. Não se pode admitir que o espírito doinvestigador se comporte como uma tábua rasa, já que tal seria ignorar o fato de que sempre se observa e se experimenta em função de problemas, teorias e modelos que condicionam a investigação. Quer navida cotidiana quer na ciência, a observação não é o primeiro passo; há sempre algo que orienta o conhecimento – antecipações e expectativas na vida quotidiana; teorias no plano da ciência. É falsoque o cientista parte de observações, tentando generalizá-las. Muitos cientistas utilizavam o método da indução por não ter consciência das suas implicações. Kant explica que princípios embutidos namente humana, fazem que organizemos nossa experiência de maneiras que permitam a regularidade e indução.


2) As teorias científicas são refutadas decisivamente por contra-indícios ou elas “dançamsegundo a música”, por assim dizer, sendo reajustadas para corresponderem ao que era contra-indício para a versão antiga? Dê um exemplo, não do capítulo, se possível.

A ciência é composta deconjeturas ou adivinhações audaciosas e de refutações ou testes negativos decisivos. Na medida em que uma hipóteses sobrevive ao teste e aos contra-indícios apresentados, ela é cientificamente conservada ounão. Como exemplo temos a teoria do universo geocêntrico é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais...
tracking img