Filosofia da natureza humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 3

Conceito 4

Metafísica e ética 4

Livre arbítrio e determinismo 5

Espiritual versus natural 7

Estado de natureza 8

A moralidade 11

Finalidade 11

Psicologia e biologia 12

Tábua Rasa 12

Argumentos para a invariância 13

Argumentos para a maleabilidade social 13

Visões influentes da natureza humana 14

1. Platão 14

2. Aristóteles 153. Rousseau 16

4. Karl Marx 16

5. A escola austríaca 17

6. Sigmund Freud 18

7. Edward O. Wilson 18

Conclusão 19

Bibliografia 20

Introdução

Um dos problemas mais complexos e mais importantes da Filosofia, hoje e sempre, e dos que têm mais consequências na nossa vida pessoal e social, “é a questão de saber se existe uma natureza humana”. A questão é principalmente doâmbito da antropologia filosófica, mas tem implicações profundas em todos os demais ramos filosóficos, designadamente na ética e moral, etc.
A natureza humana é um conjunto de características descritas pela filosofia, incluindo formas de agir e pensar, que todos os seres humanos tem em comum. Vários são os ramos da ciência que estudam a natureza humana, incluindo sociologia, sociobiologia,psicologia, dentre outros. Filósofos e teólogos também fazem pesquisas sobre o assunto.
Dai que a natureza do homem é questionada visto que o homem habita no mundo basicamente de dois modos: pela acção e pela compreensão. Habitar o mundo implica para o homem ter à sua disposição os utensílios necessários para produzir sua existência abrindo-se à sua circunstância. Estabelece-se uma homogeneidade entreo homem e a realidade. O meio ambiente oferece ao homem os meios para a obra, assim o homem humaniza a natureza e esta o naturaliza. Ou seja, o homem faz algo e surge o mundo.
Assim, o presente trabalho visa buscar entendimentos sobre aspectos relacionados a “filosofia sobre a natureza humana” no que diz respeito a: metafísica e ética, livre arbítrio e entendimento, a questão relacionada aespiritualidade e naturalidade da humanidade, estada da natureza, a moralidade, a psicologia e biologia da humanidade, argumentos para a invariância do comportamento do homem, argumentos para a maleabilidade social. Também, são apresentadas diversas visões influentes da natureza humana.
O trabalho tem por finalidade académica na cadeira de Introdução à Gestão no curso de Gestão de Empresas leccionadona Universidade Pedagógica Delegação do Niassa leccionado no período pós-laboral.

Conceito

Natureza humana é a parte do comportamento humano que acredita-se que seja normal e/ou invariável através de longos períodos de tempo e de contextos culturais dos mais variados. Esse entendimento entretanto é equivocado, dado que a ciência não crê em natureza humana, pois tem esse conceito um caráctermetafísico. (conceito aceite pela ciência moderna). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza_humana.

Metafísica e ética

Existem várias perspectivas em relação à natureza e essência fundamentais dos seres humanos. Estes são, de qualquer forma mutuamente exclusivos e, a seguinte lista não é de forma alguma esgotante:
• Naturalismo filosófico – que inclui materialismo eracionalismo. Engloba um conjunto de pontos de vista que os seres humanos são puramente fenómenos naturais; Seres sofisticados que evoluíram para o nosso actual estado através de mecanismos naturais como a evolução. Filósofos humanistas determinam o bem e o mal através do que seriam as "qualidades humanas universais", mas outros naturalistas empregam esses termos como meros rótulos colocados em quão bemo comportamento individual está em conformidade com às expectativas da sociedade, e é o resultado da nossa psicologia e socialização.
• A religião Abraamica – sustenta que um ser humano é um ser espiritual que foi deliberadamente criado por um único Deus, em sua imagem, e existe em contínuo relacionamento com Deus. O bem e o mal são definidos em quanto os seres humanos se amoldam ao...
tracking img