Trabalhos prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
• Aluno (a): Bruno Pereira Silva Cunha
• Disciplina USP: Ensino de História: Teoria e Prática - 2008
• Docente responsável: Professor : Maurício Cardoso
INTRODUÇÃO :
Este Plano de Aulas tem por finalidade abordar a análise do futebol, não somente como um aspecto lúdico, mas como objeto de estudo na disciplina de História a partir de materiais iconográficos, fonográficos,textuais e com o envolvimento de mídias. Este Plano tem a duração de três (03) aulas e insere-se em um planejamento de Ensino de História para alunos do Ensino Médio.
Essa atividade pode ser incluída em um planejamento que vise trabalhar com os alunos em eixos didáticos que possam abrir margem a temas transversais, como por exemplo, o futebol. O tema central se refere à História dos cidadãos, propostaesta que busca refletir temas diretamente ligados com o modo de vida de nossa sociedade contemporânea.
Os métodos utilizados nessa proposta seriam: trabalhar com documentos visuais e textuais, elaboração de painéis acerca de um determinado tema, mostrar diferentes versões sobre um assunto a partir da utilização de uma bibliografia atualizada.
Os objetivos desse planejamento seria inserir osalunos em discussões que envolvessem suas realidades, como desenvolver a leitura crítica de determinadas obras que os levem a discutir direitos, cidadania, mundo do trabalho, dominação, resistência, entre outros temas.
O tema abordado nesse Plano de Aulas se articula com o planejamento de Ensino de História através da percepção de que o futebol, tomado enquanto proposta pedagógica, pode ser encaradocomo um instrumento que proporcione aos alunos um assunto rico para ser tratado em sala de aula.
O futebol, tomado como manifestação cultural e reconhecido como fenômeno social, tem dimensões positivas ligadas ao espetáculo, à motivação e à alegria das pessoas. Por outro lado, traz também a violência, parte integrante dos noticiários esportivos, tanto em campo, entre os jogadores, quanto naarquibancada, entre os torcedores.
Introduzido no Brasil há mais de cem anos, a historia social do futebol possui características únicas, que perpassam desde uma série de processos e episodio que constituem no desenvolvimento industrial e urbano, envolvendo diferentes agentes históricos, como a classe operária, estudantes, negros, brancos, colocando esse esporte num patamar, em sua trajetória, deentretenimento de elite para um elemento da cultura popular brasileira.
E o que está na raiz do fascínio pelo futebol, não somente no Brasil, como ao redor do mundo, reside no elemento do acaso que permeia esse esporte. Tal elemento promove nos torcedores um misto de alegria e tristeza, apreensão e relaxamento que se projetam no torcedor durante os 90 minutos de uma partida.
Como o futebol pode serencarado como uma metáfora da vida nos planos internos ( anseios, medos, expectativas…) e externo (sociais , econômicos e políticos) no tocante ao indivíduo inserido na sociedade, faz-se presente a idéia de que o futebol serve para canalizar e controlar as emoções que o individuo – torcedor tem em sua vida cotidiana, representada pelo trabalho , vida escolar , entre outros aspectos cotidianos.Essas emoções, em contato com uma diversidade de torcedores, entre eles, organizados, acabam excedendo o limite do controle, provocando brigas generalizadas a partir de uma “faísca” provocada dentro ou fora de campo, como um xingamento qualquer, um gol perdido, entre outros motivos que levam desde discussões entre torcedores a verdadeiras batalhas campais.
Cabe salientar aqui que existem diversasinterpretações sobre esse tema como as que evidenciam o caráter socioeconômico sobre as razões da violência, assim como outros trabalhos lidam com a tese da perda do efeito tranqüilizante do grupo; ou através da comparação antropológica entre “caça ritual” e “caça concreta”; e também com a explicação psicológica do “fenômeno do contágio”, decorrente do forte vinculo emocional entre seus membros....
tracking img