Filosofia aplicada ao servico social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA [pic]

Curso de Serviço Social





Desafio de Aprendizagem: Filosofia

Tema: Filosofia aplicada ao Serviço Social








Trabalho apresentado como partedos requisitos para obtenção de
nota no curso de Filosofia



Alunos:
Carla Cristina de Almeida - RA: 2305315575Deborah Vasques da Silva – RA: 2321360843
Eloisa Maria de Almeida Santana – RA: 2612479895
Maria Liduina F. Silva Felipe – RA: 2327407250
Zilda dos Santos – RA: 2317375788Tutora Presencial: Prof. Rozinéia Aparecida Nunes
Tutora a Distância: Prof. Ma. Mariciane Mores Nunes




SANTO ANDRÉ
2011


SUMÁRIO


Introdução ______________________________________________________________03


Desenvolvimento__________________________________________________________04

Conclusão ________________________________________________________________08

Bibliografia _______________________________________________________________09





03
1. INTRODUÇÃO



A profissão de Serviço Social é legitimada socialmente com caráter social e está intimamente vinculada a uma visão de homem e de mundo, respondendo as necessidades de umcontexto social. Na prática do assistente social se faz necessário a incorporação da ação investigativa como o instrumento para o exercício profissional.
O assistente social atua diretamente com questões sociais complexas, e enfrenta o desafio de atuar decifrando os problemas da sociedade, seu contexto, as relações sociais e a raiz dos problemas colocados à sua frente, para que possa propormétodos eficazes de intervenção nos embates diários da nossa sociedade.
O Assistente Social deve exercer a prática do filosofar para que possa refletir sobre a sociedade e os compromissos políticos e econômicos, bem como, em que deve estar pautado profissionalmente e qual postura deverá assumir diante dos problemas a serem solucionados.
Durante o atendimento, o assistente social precisaestar capacitado para trabalhar nas situações do cotidiano com um enfoque crítico, atento as especificidades das situações. É preciso um olhar mais amplo do profissional, que colabore na aplicação de novos métodos para encaminhar a solução, humanizando o serviço e lutando pela garantia dos direitos humanos.
Por isso, é de extrema importância a relação existente entre Filosofia e ServiçoSocial. O profissional de Serviço Social precisa que ter um espírito indagativo como condição fundamental para o seu exercício profissional. A filosofia permite capacitar o assistente social de forma que ele possa refletir e aprofundar-se na compreensão da Questão Social.





04
2. DESENVOLVIMENTO

Etapa 1:

Neste trabalho optamos em realizar leitura dos textos propostos e de materiaisa respeito da relação entre o Serviço Social e a Filosofia.
Nos dias atuais percebemos a correria, o individualismo, o fazer por fazer, e tantas outras coisas mais, tudo diante dos nossos olhos e não vemos a banalização em que tudo se traduz: “(....) trocarmos o aparente pelo real” como nos explica o filósofo Paulo Ghiraldelli.
Podemos entender a filosofia, tal como o texto sugerido...
tracking img