Clorexidina e povidine

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Clorexidina
* O que é clorexidina?
No final da década de 40, a Clorexidina foi criada por cientistas que procuravam um agente para curar a malária.
Alguns anos depois, em 1950 foi descobertasua verdadeira utilização, um poderoso antisséptico de amplo espectro no controle de bactérias Gram-positivas, Gram-negativas e fungos,porém já é comprovada que sua eficácia é melhor em bactériasGram-positivas. A Clorexidina é um composto sintético derivado de uma biguanida que pelas suas características apresenta um alto nível de atividade, própria dos antimicrobianos de alto padrão, sem, noentanto, ter os efeitos secundários que a maioria apresenta.
Em 1983, foi considerada como substância essencial pelo órgão máximo de saúde internacional filiado à ONU, o WHO (World Health Organization) epassou a ser um produto de primeira escolha. A Clorexidina possui duas principais formas de atuação, proveniente de dois tipos de sais:
Como Digluconato, é um antimicrobiano de característicasdesinfetantes e sanitizantes. Como Dicloridrato, age por contato na parede do intestino recuperando e estabilizando a integridade da flora intestinal, para melhorar a absorção de nutrientes e proporcionarmelhor desempenho produtivo.
* Ação da Clorexidina.
O modo de ação da Clorexidina se caracteriza por uma rápida absorção por parte das células bacterianas, resultando numa série de modificaçõescitológicas que afetam sua permeabilidade e suas propriedades óticas. A atividade germicida se dá por mudanças fisiológicas e citológicas e o efeito letal é devido à destruição da membranacitoplasmática bacteriana. A clorexidina em baixa concentração é considerada bacteriostática e em alta concentração, bactericida.
A clorexidina é um medicamento em spray ou solução que é usado comoantisséptico e desinfetante atuando contra microrganismos. A clorexidina tem grande afinidade pelas bactérias, provavelmente em decorrência da adsorção da molécula catiônica (positiva) à parede...
tracking img