O sistema antioxidante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SISTEMA ANTIOXIDANTE
Neste capítulo faremos uma revisão se sistema de defesa que possuímos dentro e fora do organismo para defender- nos contra efeitos deletérios, principalmente quando existem altas concentrações de RL em determinados tecidos.
O oxigênio molecular possui uma grande atividade como aceitador de elétrons (redutor). A reatividade do oxigênio na água é de menor importância, jáque se mantém estável nesse meio.Entretanto, sua maior reatividade se apresenta ao nível da membrana celular, além de ser o local onde a maior parte das transferências de elétrons é realizada.
Os sistemas biológicos se defendem contra a agressão dos Radicais Livres e outros derivados de oxigênio convertendo estes RLs em oxigênio por fenômenos de oxidação ou em água por fenômenos de redução.
Em umasérie de reações podemos constatar que derivados de oxigênio reagem consgo mesmo em um processo de dismutação espontânea.O radical ânion superóxido pode espontaneamente dismutar-se em peróxido de hidrogênio.
O peróxido de hidrogênio também, de forma espontânea, pode sofrer um processo de dismutação .
As dismutações espontâneas são reações importantes e potencialmente úteis para neutralizar aformação das substâncias tóxicas, oxigênio- reativas, já que não existem moléculas essenciais danificadas neste processo. Estas reações se procedem com extrema lentidão, em condições espontâneas (não- enzimáticas). No entanto, são usualmente catalisadas por enzimas in vivo, entre as quais podemos citar a superóxido dismutase (SOD), no caso dos superóxidos, o glutatião e a catalase, no caso doperóxido de hidrogênio.Não existe enzima conhecida nos sistemas biológicos que possa inibir o radical hidroxilo.
Em uma segunda série de reações, as células utilizam agentes de cilada ( que denominaremos A ou H2A ) para neutralizar os RLs.Esse agente de cilada vem na forma oxidada ou reduzida para dar produtos finais como oxigênio ou água.
Existem dois mecanismos protetores contra o oxigênio atômicoou singlet.O primeiro deles consiste em utilizar um agente de extinção, que absorverá a energia de ativação, e que posteriormente vai liberá-lo como calor.
O segundo mecanismo se realiza por reação covalente utilizando um agente de cilada, para produzir um produto final com características menos reativas que a molécula do oxigênio atômico ou singlet.
O sistema antioxidante nas célulaseucariocíticas parece envolver sistemas de neutralização não – enzimática, e o de destoxificação de origem enzimática; os tipos mais importantes de agentes antioxidantes contra os RLs gerados do organismos estão incluídos na tabela 1. As duas enzimas que contra – arrestam o superóxido e o peróxido de hidriogênio , denominadas superxido – dismutase e glutatião peroxidade, formam a primeira tinha de defesacontra os RLs.
ANTIOXIDANTES DE PRIMEIRA LINHA
Evidentemente os grupos antioxidantes considerados de primeira linha são a superóxido dismutase, a glutatião peroxidade e a catalase .
A superóxido dismutase acelera a dismutação, na qual duas moléculas de superóxido se combinam entre si.
O peróxido de hidrogênio, que só é moderadoramente tóxico, pode ser decomposto em água e oxigênio, seja pelacatalase seja glutatião peroxidase.
A presença do SOD nas células aeróbias é de extrema importância porque serve para minimizar os eventuais efeitos tóxicos dos superóxido nos tecidos. O SOD catalisa a dismutação do superóxido com extrema rapidez , aproximadamente 10 milhões de vezes mais rápido que a dismutação espontânea não enzimática.
Existem basicamente dois tipos de SOD, com característicasde serem a quinta enzima mais abundante dentro dos sistemas biológicos . O primeiro SOD encontra – se ao nivel das mitocôndrias e utiliza como cofator metálico o manganês. Entretanto o SOD citoplasmático que também pode ser encontrado nos espaços da intermembrana mitocondrial, contém cobre e zincos como cofatores metálicos.
Além de usar cofatores metálicos, o SOD citoplasmático também está...
tracking img