Figura da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções da Linguagem
Função Referencial

Quando o objetivo do emissor é informar, ocorre à função referencial, também chamada de denotativa ou de informativa. São exemplos de função denotativa alinguagem jornalística e a científica. Ex.:
"O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem devez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente asinstituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurartudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo) ·.
Função Emotiva ou expressiva
Neste tipo de discursos o que predomina é a atitude do emissor, seus sentimentos e emoçõesperante o referente (a quem a mensagem se destina), produzindo uma apreciação subjetiva. Trata-se de discursos marcados pela adjetivação e interjeições. Ocorre quando o fator mais importante é o próprioeu. A poesia lírica exemplifica este tipo de discurso. Ocorre quando o fator mais importante é o próprio eu. A poesia lírica exemplifica este tipo de discurso.
“Sentia um medo horrível e ao mesmotempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus efui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sedehorrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos).

Função Metalinguística
Essa função tem por finalidade definir o...
tracking img