Manutencao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

FACULDADE DE ENGENHARIA

Engenharia de Produção

Ênfase em Serviços

Relatório I do TCC:

Gestão e utilização das ferramentas de Manutenção

Alunos:
Orientador:
1 – INTRODUÇÃO

O objetivo da manutenção é tomar açõespara que se evitem paradas indesejadas na produção devido à quebra do equipamento. Para que isso seja possível hoje é necessário que a mão de obra seja qualificada. (Kardec, Alan e Lafraia, Ricardo João. Biênio 2001/2003).

Historicamente a manutenção evoluiu muito desde a década de 30, esta evolução vai de sua gestão, nível técnico dos manutentores, evolução dos equipamentos e a tendência determos processos mais enxutos. A manutenção se divide em três modelos de gestão principal que serão descritas abaixo:

- Manutenção Corretiva: A manutenção corretiva ocorre somente quando o equipamento cessa o processo de produção de algum bem tangível, a partir deste ponto a manutenção intervém de maneira há recuperar o equipamento, substituindo peças, ou até mesmo fazendo modificações noequipamento quando não há a peça de reposição em estoque. Tal modelo de manutenção afeta diretamente os índices de produção e manutenção. (Kardec, Alan e Nascif, Júlio. 2009).

- Manutenção Preventiva: A manutenção preventiva se desenvolve no momento em que o mercado torna-se mais acirrado, e não são mais admissíveis às paradas não programadas, então é elaborado um plano preventivo, onde algumasmanutenções são realizadas conforme cronograma, geralmente itens críticos de um equipamento onde uma corretiva tem um tempo muito grande de execução. Para as paradas programadas não é afetado os índices de produção e manutenção, pois para a produção naquela data conforme cronograma o equipamento não seria utilizado, e por parte da manutenção o equipamento não parou durante o processo produtivo. (Kardec,Alan e Nascif, Júlio. 2009).

- Manutenção Preditiva: É uma metodologia de manutenção onde o princípio é o acompanhamento da vida útil de um componente de uma máquina, para tanto é necessário o emprego de melhores tecnologias e mão de obra qualificada, pois é necessário um estudo estatístico dos dados extraídos do chão de fábrica. As intervenções são iniciadas em componentes críticos doequipamento, e a partir destes pontos analisados pela engenharia de manutenção é iniciado o programa preditivo, onde conforme seus resultados o cronograma de análise é estendido baixando os custos de análise. (Kardec, Alan e Nascif, Júlio. 2009).

Dentro destes modelos de manutenção citados acima, o setor de engenharia de manutenção avalia a criticidade do seu processo produtivo e inicia a gestão damanutenção. As ferramentas da manutenção para uma das três gestões são bem variadas e atende de alguma maneira sua necessidade.

Os estudos de casos apresentados demonstrarão quatro ferramentas que a gestão de manutenção pode utilizar:

TPM
O TPM é um sistema para atingir a quebra zero do equipamento. Para tal objetivo é utilizado diversos conceitos e controles, o TPM foi desenvolvido pelo JIPM"Japan Institute of Plant Maintenance", sendo implantado em 1971 pelo Nippon Denso (pertencente à Toyota). Seus conceitos foram trazidos ao Brasil em 1986.
Seu conceito básico é a reformulação e a melhoria da estrutura empresarial, pessoal e equipamentos, envolvendo todos os níveis hierárquicos.

O TPM baseia-se em cinco princípios:

- Maximização do rendimento operacional global dosequipamentos;
- Enfoque Sistêmico Globalizado, em que considera o ciclo de vida do próprio equipamento;
- Participação e integração de todos os departamentos (Manutenção, Programação e Produção);
- Envolvimento de todos da alta direção ao chão de fábrica;
- Colaboração das atividades voluntária criadas em pequenos grupos. (Lourival, Augusto Tavares. 1996).

Seis Sigma
É uma sistemática que...
tracking img