Fichamento planejmanto turistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE DO PARANÁ
UNICENTRO

TIAGO GONÇALVES
3° ANO TURISMO

Fichamento: CAP 03 PLANEJAMENTO DO ESPAÇO TURÍSTICO – BOULLÓN, Roberto C.; Tradução josely Vianna Baptista – Bauru,SP: EDUSC, 2002 .EDITORA DA UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO

IRATI

2011

3 – A teoria do espaço turístico

1 – Introdução

Boullón – Então Boullónrelata que tanto os atrativos, empreendimentos e infra-estrutura turística têm presença física e uma localização precisa no território, qualidade que a superestrutura não alcança devido às organizações ser importantes por sua consistente modalidade operativa...

Devemos observar para não confundir as superestruturas com o todo que está envolvido na presença física, pois os atrativos devem serestudados e ver as quais infra-estruturas já existentes e as que necessitavam ser instaladas adequadamente no espaço certo. Para assim poder fazer um estudo sobre a implantação de determinado empreendimento.

2- Conceito de Região

BOULLÓN - Ao observarmos como se manifestam fisicamente outros setores, vemos que em nenhum caso a especialização em algum tipo de atividade produtiva tem comoresultado a ocupação absoluta de um território por essa atividade.

Isso acontece, pois podemos ter sempre alguma atividade tanto turística quanto industrial é entre uma ocupação e outra se intercalando em pequenas regiões ou setores.

BOULLÓN – A geografia econômica, ao observar as formas de produção do solo, abstrai as descontinuidades menores assinaladas e, depois de analisar detidamente daTerra, estabelece sua estrutura com base nos elementos de interesse econômico predominante (cereais, vinhedos, minerais, bosques etc.), chamado de regionais cada uma das partes que identifica.

Aqui BOULLÓN afirma como a geografia econômica é transformada em informações analisadas sobre a Terra estabelecendo critérios dos elementos significativos dividindo as regionais.

BOULLÓN – Uma dascondições que o planejamento regional deve cumprir é que as partes das quais se ocupa abranjam todo o território do país. A segunda exigência é que cada região abranja uma superfície que tenha propriedades iguais.

Sabemos que seria difícil ficarem igual todas as partes, pois cada região tem um relevo, uma atividade econômica diferente, em fim, ele propõe que seja separada de forma que nenhuma fiqueprejudicada, então sugeriu que sejam observados os indicadores econômicos.

3- Características do planejamento físico

Boullón – Sua finalidade é o ordenamento das ações do homem sobre o território, e ocupa-se em resolver harmonicamente a construção de todo tipo de coisas, bem como antecipar o efeito da exploração dos recursos naturais.

O homem é o maior predador dos recursos naturais entãoaplicando essas ações conseguimos uma conscientização, sobre os problemas encontrados na exploração dos recursos naturais.

4- Características do espaço físico e de outros tipos de espaço

Boullón – De outra forma, a noção de espaço seria quase abstrata e muito difícil de entender. De tal modo que, na antiguidade, definia-se o espaço como fluido, o que era uma forma de reconhecer suaintangibilidade. Essa idéia, embora imprecisa conceitualmente, continua vigente porque, para os arquitetos, o espaço é o vazio entre a posição dos corpos sólidos que se define por sua própria massa.

Para o homem existe apenas a idéia do espaço então pelo meio de medidas conseguimos tornar tangível a realidade da Terra.

Boullón - Além do espaço econômico ( que estudamos no ponto anterior) e do espaçofísico que acabamos de analisar, em planejamento utilizam-se os conceitos de espaço social e espaço político, que também definiremos para apresentar uma analise completa de todas as acepções técnicas do termo.

Ele aponta a importância de vincular as informações dentro dos tipos de espaços com analises para um planejamento de sucesso entre os fatores políticos, sociais, econômico e físico, onde...
tracking img