Fifo e filo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
analise e desenvolvimento de sistemas

saymon reylon miranda cruz

portifolio

Gurupi-TO
2011

saymon reylon miranda cruz

portifolio

Trabalho apresentado ao Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Banco de Dados II, Analise de Sistemas II, Desenvolvimento Orientado a Objeto I,Algoritimos e Estrutura de Dados, Seminario II.

Prof. Roberto, Polyanna, Marcio e Merris

Gurupi-TO
2011

FIFO E FILO

Em engenharia da computação, FIFO (acrônimo para First In, First Out, que em português significa primeiro a entrar, primeiro a sair) refere-se a estruturas de dados do tipo fila. Tem uma estrutura diferente da estrutura de uma LIFO (que significa Last In, First Out, aspilhas).
As listas são amplamente utilizadas em programação para implementar filas de espera. Em uma fila de tipo FIFO os elementos vão sendo colocados na fila e retirados (ou processados) por ordem de chegada. A idéia fundamental da fila é que só podemos inserir um novo elemento no final da fila e só podemos retirar o elemento do início.
Os Controladores de disco usam também o FIFO como umalgoritmo de escalonamento para determinar a ordem de serviço de solicitações de E/S. Os algoritmos FIFO's são comumente usados em circuitos eletrônicos de buffer e controle de fluxo, que vai desde o hardware até o software. Na forma de um hardware o FIFO consiste basicamente de um conjunto de ler e escrever ponteiros, armazenamento e lógica de controle. Armazenamento pode ser SRAM, flip-flops, fechosou qualquer outra forma adequada de armazenamento. Para o FIFO, de tamanho não-trivial, uma SRAM de porta dupla geralmente é utilizada quando uma porta é usada para a escrita e a outra para leitura.
O conceito de pilha é amplamente utilizado na informática, como, por exemplo, durante a execução de um programa, para o armazenamento de valores de variável local a um bloco e também para contero endereço de retorno do trecho de programa que chamou a função ou procedimento atualmente em execução.
Usa-se os termos push e pop para denominar a inserção e remoção de elementos da pilha, respectivamente. Usa-se o termo top para consultar o elemento do topo da pilha, sem o remover.
FIFO, uma pilha é uma lista linear na qual o primeiro elemento a entrar é o último elemento a sair. Ela possui apenasuma entrada, chamada de topo, a partir da qual os dados entram e saem dela.

ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA E DUPLAMENTE ENCADEADA
Uma lista simplesmente encadeada é uma sucessão de nós onde cada nó aponta para o próximo nó da lista. O nó que possuir o valor null no ponteiro para próximo é o último nó da lista. É de extrema importância que seja mantida uma referência para o primeiro nó dalista, caso esta referência for null, significa que a lista esta vazia. Em certas situações também é útil possuir uma referência ao último nó.
Uma lista duplamente encadeada é uma sucessão de nós onde cada nó aponta para o próximo nó da lista e para seu predecessor. Assim, além do campo relativo ao dado, cada nó possui dois ponteiros, que chamaremos de prox e ant. O objetivo do duplo encadeamento étornar mais simples e mais eficiente à execução dos algoritmos.

ACID

Trata o trabalho como parte indivisível (atômico). A transação deve ter todas as suas operações executadas em caso de sucesso ou nenhum resultado de alguma operação refletida sobre a base de dados em caso de falha. Ou seja, após o término de uma transação (commit ou abort), a base de dados não deve refletir resultadosparciais da transação.

Atomicidade.

A propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis). A transação será executada totalmente ou não será executada.

Consistência.

A propriedade de consistência garante que o banco de dados passará de uma forma consistente para outra forma consistente.

Isolamento.

A propriedade de isolamento garante que a transação...
tracking img