Field intelligence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intituto Taubaté de Ensino Superior

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 1º SEMESTRE/2012

Administração do Relacionamento com o Cliente
PROFº Jorge Simeão

Field Intelligence



Ferramentas para ouvir o cliente

Field Intelligence
(Pesquisa de Campo)

Características da Ferramenta de Pesquisa Qualitativa
Ferramenta é termo usado para designar utensilios, dispositivos oumecanismos, físicos ou intelectuais , que permitem a realização de uma tarefa. No caso da pesquisa de marketing, denominam-se ferramentas os dispositivos que podem ser usados para capturar os dados objetivados. É importante salientar que cada tipo de pesquisa requer um tipo de ferramenta diferente.
De um modo geral, pesquisas de cunho qualitativo exigem a realização de entrevistas, quase sempre longas esemi-estruturadas. Nesses casos, a definição de critérios segundo os quais serão selecionados os sujeitos que vão compor o universo de investigação é algo primordial, pois interfere diretamente na qualidade das informações a partir das quais será possível construir a análise e chegar à compreensão mais ampla do problema delineado .
Numa metodologia de base qualitativa o número de sujeitos quevirão a compor o quadro das entrevistas dificilmente pode ser determinado ,tudo depende da qualidade das informações obtidas em cada depoimento, assim como da profundidade e do grau de recorrência e divergência destas informações. Enquanto estiverem aparecendo “dados” originais ou pistas que possam indicar novas perspectivas à investigação em curso as entrevistas precisam continuar sendo feitas.Àmedida que se colhem os depoimentos, vão sendo levantadas e organizadas as informações relativas ao objeto da investigação e, dependendo do volume e da qualidade delas, o material de análise torna-se cada vez mais consistente e denso. Quando já é possível identificar padrões simbólicos, práticas, sistemas classificatórios, categorias de análise da realidade e visões de mundo do universo em questão,e as recorrências atingem o que se convencionou chamar de “ponto de saturação”, dá-se por finalizado o trabalho de campo, sabendo que se pode (e deve) voltar para esclarecimentos. No que diz respeito ao número de pessoas entrevistadas, o procedimento que se tem mostrado mais adequado é o de ir realizando entrevistas (a prática tem indicado um mínimo de 20, mas isso varia em razão do objeto e douniverso de investigação), até que o material obtido permita uma análise mais ou menos densa das relações estabelecidas naquele meio e a compreensão de “significados, sistemas simbólicos e de classificação, códigos, práticas, valores, atitudes, idéias e sentimentos” . Eventualmente é necessário um retorno ao campo para esclarecer dúvidas, recolher documentos ou coletar novas informações sobreacontecimentos e circunstâncias relevantes que foram pouco explorados nas entrevistas.

ANÁLISE DE “DADOS” QUALITATIVOS
Métodos qualitativos fornecem dados muito significativos e densos, mas, também, muito difíceis de se analisarem. Sempre se lê isso em textos sobre metodologias de pesquisa em ciências sociais, entretanto só se tem idéia da dimensão dessa afirmação quando se está diante de seupróprio material de pesquisa e se sabe que é preciso dar conta dele. Esse material precisa ser organizado e categorizado segundo critérios relativamente flexíveis e previamente definidos, de acordo com os objetivos da pesquisa. É um trabalho árduo e, numa primeira etapa, mais “braçal” do que propriamente analítico Vencida a etapa de organização/classificação do material coletado, cabe proceder a ummergulho analítico profundo de modo a produzir interpretações e explicações que procurem dar conta, em alguma medida, do problema e das questões que motivaram a investigação
FIELD INTELLIGENCE (Pesquisa de campo)
Field Intelligence observação e monitoramento das ações dos concorrentes, compreender preferencias dos clientes.Visitar clientes se transformou em uma tarefa obrigatória para executivos...
tracking img