Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Implante Coclear: Entenda O Que é e Quando é Indicado

        
          O implante coclear é usado para tratar as pessoas profundamente surdas, a quem os aparelhos auditivos não ajudam. O dispositivo consiste em, eletrodos minúsculos implantados cirurgicamente na cóclea, situada no interior da orelha , um receptor inserido no crânio, atrás eacima da orelha. Um microfone, um processador de som e um transmissor são usados externamente.
         O implante não restabelece a audição normal, porém permite detectar padrões de som.
         Se aliado a leitura labial, pode fazer com que a fala seja compreendida.

O que é implante coclear? |
| |
|
Para que você saiba o que é e como funciona o implante coclear é importanteque voce conheça como é e como funciona o ouvido normal.

O SISTEMA AUDITIVO:
O ouvido é constituído de várias partes, cada uma com uma função específica:

1-Ouvido externo: é a parte visível, constituída pela orelha e pelo canal do ouvido.

2-Orelha média: é composta pela membrana do tímpano e por 3 pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo).

3-Orelha interna: formada pela cóclea, quecontém as células com pequenos pelinhos (cílios) que transformam a vibração em sinais elétricos sensoriais da audição (células ciliadas).

4- Nervo auditivo: os impulsos elétricos são transmitidos ao nervo auditivo, e daí conduzidos até o cérebro, onde serão interpretados.

O MECANISMO DA AUDIÇÃO:
O ouvido transforma os sons em sinais elétricos que o cérebro é capaz de entender.

1) Os sonsalcançam o OUVIDO EXTERNO...

2) Passam pelo CONDUTO AUDITIVO EXTERNO (canal do ouvido)...

3) E atingem o TÍMPANO, que vibra.

4) As vibrações do TÍMPANO chegam até três pequenos ossos do OUVIDO MÉDIO (martelo, bigorna e estribo), que vibram e amplificam o som como um sistema de alavancas...

5) As vibrações aplificadas são conduzidas aos líquidos do OUVIDO INTERNO (cóclea)...

6) Emseguida, atingem as CÉLULAS RECEPTORAS, que transformam as vibrações em impulsos elétricos.

7) Estes impulsos caminham através do NERVO AUDITIVO até o cérebro, que os percebe como sons.
Esquema das principais estruturas que compõem o ouvido.
O IMPLANTE COCLEAR
O implante coclear, ou mais popularmente conhecido como ouvido biônico, é um aparelho eletrônico de alta complexidade tecnológica, quetem sido utilizado nos últimos anos para restaurar a função da audição nos pacientes portadores de surdez profunda que não se beneficiam do uso de próteses auditivas convencionais. 
Trata-se de um equipamento eletrônico computadorizado que substitui totalmente o ouvido de pessoas que tem surdez total ou quase total. Assim o implante é que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenoseletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro. É um aparelho muito sofisticado que foi uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. Já existe há alguns anos e hoje mais de 100.000 pessoas no mundo já o estão usando.

Quais são as partes do que compõem o implante coclear?
O implante coclear é composto por duas partes: uma unidade interna eoutra externa.

A unidade interna
É implantada cirurgicamente dentro o ouvido do paciente. Esta unidade possui um feixe de eletrodos que será posicionado dentro da cóclea (órgão da audição com formato de caracol). Este feixe de eletrodos se conecta a um receptor (decodificador) que ficará localizado na região atrás da orelha, implantado por baixo da pele. Junto ao receptor fica a antena e o imãque servem para fixar a unidade externa e captar os sinais elétricos. 

A unidade externa
 A unidade externa é constituída por um processador de fala, uma antena transmissora e um microfone. A unidade externa é a parte do implante que fica aparente e pode ser de dois tipos: retroauricular ou tipo caixa. A antena transmissora possui um imã que serve para fixá-lo magneticamente junto a antena...
tracking img