Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O trabalho em pauta mostra a importância do conhecimento, da administração em diversas áreas específicas e em áreas diferentes. E com esta interação adquirindo maior conhecimento. O trabalho aponta o pensamento crítico do Filósofo Sócrates, sobre o saber, como é útil na solução de problemas do dia-a - dia, e de uma empresa. Mostra as questões que existem em torno do Conhecimento,de como este pode afetar o ser humano em seu comportamento ético.

SOCRATES
1. História
Sócrates nasceu em Atenas no ano de 470ª. C.. De Origem modesta, era filho de Sofronisco, escultor, e de Feranete, parteira, com quem dizia ter aprendido a arte de obstetra de pensamento. Era casado com Xantipa, cujo nome se tornou provérbio. Abandonou a arte de seu pai dedicou-se inteiramente a missãode despertar e educar as consciências, tendo como influência a filosofia de Anaxágoras. Viveu sempre em Atenas, tendo participado das batalhas de Potídea de Delion e de Anfipoles. Em 399 a.C., a sua atividade e a sua vida foram finalizadas pela condenação à morte, sob a acusação de corromper os jovens contra a religião e as leis da prática. Ao se dirigir aos atenienses que os julgaram, Sócratesdisse que lhes era grato e que os amava, mas que obedecia antes ao Deus do que a eles, pois em quanto tivesse u sopro de vida, poderia esta seguro de que não deixaria de filosofar. Denunciado então como subversivo, foi condenado à morte ignominiosa, tendo de beber a cicuta da prisão de Atenas em Fevereiro de 399 a.C.
1.2 Filosofia na Administração
O ser humano ao atingir determinado estado deevolução mental passou a perceber a problemática do ato de conhecer racionalmente o mundo à sua volta foi quando surgiram os primeiros filósofos.
SÓCRATES (470 a.C - 399 a.C), citado por CHIAVENATO (1997, p.50) afirmou que a administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. [...]
A contribuição dos filósofos è tão importante para a humanidade que até nosdias de hoje são reverenciados. Isto ocorre até mesmo com áreas específicas da administração. Tamanha importância coloca a Filosofia como tema específico na ementa acadêmica da formação do Administrador.
O pensamento crítico melhora a qualidade dos seus raciocínios recorrendo a técnicas que lhe permitem captar as informações impondo uma exigência intelectual elevada. Usando isto a favor daadministração traz benefícios à organização, fundamental na hora de resolver situações diárias.
1.3 Sócrates e a defesa de seus pensamentos
Segundo Sócrates, a Ciência fala de ser justo em relação ao cosmo, fala da modificação da alma, purificando o espírito em sua unidade e totalidade, o qual não é mais capaz de erro e de pecado. Ciência = Virtude = Felicidade. Esta é a equação Socrática, que querdizer que o bem é igual ao útil. Ou seja, as pessoas fazem o bem por interesse próprio, por que é o que vai levá-las a felicidade. Sócrates queria que as pessoas se desenvolvessem na Virtude. A Virtude é um agir ótimo, procurar fazer o bem, que é o correto, o ideal. Ser virtuoso é o máximo que se pode ser. As coisas são virtuosas à medida que elas fazem bem as coisas para as quais elas foram feitas.O caminho para a virtude não é só o intelecto, razão, é o conhecimento místico também. A Virtude da alma é a sabedoria, que é o que aproxima de Deus.
Sócrates se achava mais sábio, pois pelo menos sabia que de nada sabia, ao passo que as outras pessoas achavam que sabiam. O importante para a sabedoria é o que você faz com ela, não o que você sabe. A sabedoria modifica o ser e purifica a alma deforma que seus objetivos fiquem mais fáceis de ser atingidos [...]. Ou seja o que há de comum entre todas as virtudes é a sabedoria. Para Sócrates a filosofia vem de dentro para fora, e sua função é despertar o conhecimento, ou seja, o auto- conhecimento, pois a verdade esta dentro de cada um. Para conhecer a si mesmo é preciso conhecer ao outro. A alma do outro é como se fosse o espelho da...
tracking img