Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Trabalhamos em equipe nos reunimos por varias vezes para um extenso trabalho de Comportamento Organizacional.
Focamos em ser o mais simples possível para o bom entendimento do mesmo, nos empenhamos na analise das informações sobre: Inovação, Liderança, percepção, Comunicação, etc...identificando suas características seguindo informações obtidas.

2. DESENVOLVIMENTO
1 .2Definição de Comportamento Organizacional
É o estudo humano dentro das organizações afim de um melhor aproveitamento das habilidades dos colaboradores individuais ou grupo.
Um administrador deve se aprofundar em conhecer o perfil de seus colaboradores, pois quanto mais o administrador conhece os aspectos humanos do seu grupo, mais ele previne e soluciona ocorrências futuras, sabendo equilibrar asdiferenças religiosas, culturais e étnicas. Deve gerenciar e integrar as diferenças, a fim de criar um ambiente agradável e de respeito entre os colaboradores.
São importantes também incentivar as inovações, criações e sugestões dos mesmos, contendo assim, ferramentas para continuar estimulando e motivando.
Deve verificar se as estruturas fornecidas pela empresa estão atendendo às expectativas,e que elas possam ser inovadas ou melhoradas, gerenciando os conflitos de forma a entender os pontos de todos e solucionar de forma serena e abrangente, buscando não apenas solucionar, mas manter a harmonia e hegemonia do grupo.
Deve também ter a confiança dos colaboradores para questões pessoais e gerencias, de forma que as mesmas não atrapalhem o rendimento do colaborador nas atividadesprofissionais.
Não é só conhecer o perfil, mas sim trabalha-lo de forma que o colaborador atenda expectativas da organização.

1.3- Sistemas Abertos e Sistema Fechado
• Sistemas Abertos
A estrutura de sistemas abertas é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos,técnicas e estruturas. A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual osistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os recursos humanos e materiais que vão garantirseu funcionamento. Por outro lado, ela precisa do ambiente externo para comprar e vender serviços e produtos. Desse modo, para a organização sobreviver ela precisa de ajustes como ambiente externo, além de ajustes no ambiente interno. Além disso, a teoria do sistema aberto também consiste em demonstrar o papel de um funcionário dentro de uma organização, expressando o conceito de “HomemFuncional”, ou seja, o homem tem um papel dentro das organizações, estabelecendo relações com outros indivíduos, exatamente como prega um sistema aberto. Sobre suas ações, o próprio funcionário cria diversas expectativas, tanto para seu papel, quanto para o papel de todos os outros elementos que fazem parte da organização como um todo, e ainda transmitindo–as a todos indivíduos participantes.

•Sistema Fechado
Sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra. Tinha como grande meta a obtenção da perfeita eficiência industrial e por isso objetivava deste modo a perfeição na empresa. Era preciso então fazer o desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração , uma seleção científica do trabalhador, uma divisão do trabalho entre...
tracking img