Fichamento - a luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: FÁBIO DOS SANTOS FERREIRA
COLEGIADO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: IDPP - INSTITUIÇÕES DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO

PALAVRAS-CHAVES:
LUTA; HONRA; DIREITO; SOCIEDADE; MORAL.

REFERÊNCIA DA OBRA:
IHERING, Rudolf Von. A Luta pelo direito. 23ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2007.

RESUMO/ IDÉIA PRINCIPAL:

Várias foram as lutas realizadas e conquistadas por nossosantepassados. E essas lutas foram de enorme importância, uma vez que a partir delas que a humanidade conseguiu difundir-se todos os seus direitos. Abolição da escravatura, da servidão pessoal, liberdade da propriedade predial, da indústria, conquista de territórios etc. Em virtude dessas lutas, o homem conseguiu obter seus direitos, nos possibilitando o alcance da tão sonhada paz, paz entre naçõese povos. A luta pelo direito é, por alusão, ao mesmo instante uma batalha pela lei. E esse direito é um trabalho eficaz, o direito é uma luta e sempre será, pois não existe a paz sem luta, assim como o gozo sem o trabalho. O direito, sinônimo de idealismo, por mais paradoxo que isso pareça ser, é a condição da existência moral, enquanto a defesa desse direito constitui a conservação moral dapessoa.
Essas lutas (trabalho eterno do direito) estão registradas em diversos livros, e essas informações encontradas nos concedem dados tão relevantes que podemos afirmar sem rodeios, não existe direito sem luta. A luta é o meio para se conseguir o direito, assim como o trabalho é o meio para se conquistar a propriedade, ou seja, sem luta não há direito, como sem trabalho não há propriedade. Quandoum indivíduo é lesado em seus direitos, ficamos nos perguntando se ele reagirá ao seu adversário, lutando assim por seus direitos. Portanto, o que qualquer pessoa deve fazer é lutar sim por seus direitos, pois se ele fugir, abandonar a luta, será considerado medroso, covarde.
No entanto, devemos considerar que para o indivíduo o que prevalece não é o valor em pecúnia, e sim a questão moral, suareputação perante a comunidade, a sociedade em geral, ele tem sua honra a zelar, evitando assim que a questão sofrida se torne uma causa de injustiça. Nós devemos lutar por nossos direitos, fazendo disso um dever, porque a luta pelo direito é uma obrigação do interresado para consigo próprio. No entanto, lembro que somos obrigados a lembrarmos de que cada ser humano tem a sua maneira de pensar,ele opta por lutar ou não pelo seu direito. Tem indivíduo que se considera pacífico e não batalha por qualquer injúria irrelevante, ele se considera tranqüilo, não luta por seus direitos. Para ele o que também vale é a caça pelo dinheiro, pois não existe vantagem alguma em iniciar uma bagatela de um processo que custa tempo, dinheiro e só irá perturbar a sua tranquilidade.
Afirmo, portanto, que énecessário a todo o cidadão a defesa do direito, custe o que custar; se não o defende, ele termina repudiando não só esse direito, mas o direito em todo. Ele tem que lembrar sempre, o que está em jogo é a sua honra, a sua dor moral, pois se ele suporta a dor sem tirar proveito do aviso que ela dá, ele está negando o sentimento jurídico.

CITAÇÕES DIRETAS E/OU INDIRETAS:


Capítulo I – A Lutapelo direito é um dever do interessado para consigo próprio

“A defesa do direito é portanto um dever da própria conservação moral; o abandono completo, hoje impossível, mas possível em época já passada, é um suicídio moral.” (IHERING, 2007, pág. 19).
“O devedor, em minha consciência, encontra-se na mesma linha do ladrão, procura cientemente defraudar-se do que é meu; na sua pessoa existe ainjustiça consciente que se dirige contra o meu direito.” (Idem, 2007, pág. 25).
“Este mesmo fato não deve servir-me senão para colocar no lugar próprio uma verdade de certa maneira importante, a qual é que dentro do seu direito defende cada interessado as condições morais da própria existência.” (pág. 29).
Todos pois tratarão os delitos a que maior importância dão com um rigor que forma um...
tracking img