Fichamento a cerca de “as regras do método sociológico”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto de Emilie Durkheim tem inicio com a apresentação e conceituação do fato social, o separando dos demais acontecimentos sociais. O fato social é apresentado como sendo “todos os fenômenos queacontecem no interior da sociedade” e que existem fora das consciências individuais, assumindo caráter coercitivo. Para Durkheim o sujeito é produto da sociedade, ou seja, seu modo de agir, pensar esentir são completamente dependentes da influencia social, sendo assim fato social é tido como anterior ao individuo e exterior ao homem. Ele acontece na sociedade e se impõe ao homem, sendo geral, poisé comum à maioria dos indivíduos da sociedade ou a maioria e também coercitivo, porque em dado momento utiliza de uma força para coibir o individuo.
Durkheim entende por coerção aquilo que éimposto de forma que só será notada se agirmos contra ela, sendo assim, se um individuo agir de forma contraria ao pensamento social coletivo (regras jurídicas, morais, dogmas, etc.) ou a algo que lhe foiensinado, de alguma forma ele será punido, seja com a exclusão ou até mesmo o estranhamento geral, o que causará o fracasso. Existem também correntes sociais que se caracterizam por não apresentar asmesmas formas de organização dos fatos sociais, mas que exerce o mesmo poder de coerção da sociedade sobre o individuo. O fato social é constituído a partir das “crenças, tendências e praticas dogrupo tomado coletivamente: quanto à forma que assumem os estados coletivos ao se refratarem nos indivíduos são coisas de outra espécie.”
Após definir o fato social, ele demonstra as regras relativas àobservação objetiva dos fatos, deixando claro qual é o objeto de pesquisa do sociólogo. A partir do momento em que os fenômenos sociais se tornam objeto da ciência, estes devem ser tratados como“coisas”, particularidades com as quais é possível uma pesquisa objetiva de pressupostos pessoais e algumas modificações. Durkheim aponta que “tratar fenômenos como coisas é tratá-los na qualidade de...
tracking img