Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA

DA

PESQUISA


PROFª ODETE BULLA



Unidade 1

1 INTRODUÇÃO

A Metodologia da Pesquisa Científica é a disciplina que "estuda os caminhos do saber", entendendo que "método" representa caminho, "logia" significa estudo e "ciência", saber.
Perceba, então, o quanto importante é estudarmos os caminhos do saber. Os caminhos, ou seja, os métodos ensinados nesta disciplinasão procedimentos ou normas para a realização de trabalhos acadêmicos, a fim de dar ordenamento aos assuntos pesquisados. O método é um conjunto de procedimentos sistemáticos no qual os questionamentos são utilizados com critérios de caráter científico, para termos fidedignidade dos dados, envolvendo princípios e normas que possam orientar e possibilitar condições ao pesquisador, na realizaçãode seus trabalhos, para que o resultado seja confiável e tenha maior possibilidade de ser generalizado para outros casos.
Mas, sobre o método, você terá, na próxima unidade, uma seção específica e poderá entender melhor seu significado e sua relação com esta disciplina.
Você também aprenderá, nesta disciplina, a arte da leitura, da análise e interpretação de textos, para que não seja, durante ocurso, um aluno-copista, que reproduz em suas pesquisas e trabalhos acadêmicos o que outros disseram, sem nenhum juízo de valor, crítica ou apreciação, mas, sim, um aluno que analisa, interpreta e participa ativamente do seu processo de aprendizagem.
Querer avançar, pois, na profissão de Engenheiro vai exigir um maior domínio das novas tecnologias que surgem, o monitoramento dos avançoscientíficos e a criação de tecnologias e conhecimentos necessários ao desenvolvimento do país. Ou seja, é necessário que a academia forme pesquisadores com competência técnica e política. Formar engenheiros capazes de atender às novas exigências se constitui num grande desafio. A formação desses profissionais se dará através da educação. Mas qual Educação?
A base da educação acadêmica deve de ser apesquisa. Os alunos precisam ser incentivados a produzir conhecimento e não serem apenas consumidores, como frequentemente acontece. Escutar, tomar notas, decorar, fazer provas. Essa tem sido a rotina de muitos alunos em nossas universidades, o que resulta na formação de profissionais com dificuldades de construírem respostas aos desafios postos pelos novos tempos. A superação desse quadro exige umalonga caminhada, cujo passo inicial é a formação do aluno-pesquisador.

Sabemos que o estudioso necessita se apoiar em instrumental teórico-metodológico para desenvolver seus conhecimentos não somente durante o curso universitário, mas também por toda a vida profissional.
Nesta unidade (adaptada de Zentgraf, 1997b), você refletirá sobre o papel do conhecimento para a compreensão etransformação do mundo.
Se não tivéssemos a capacidade de conhecer e de compreender, viveríamos submetidos às leis da natureza, impossibilitados de transformar o mundo para atender às nossas necessidades.
A compreensão do mundo ocorre tanto em situações simples do cotidiano quanto nas complexas, em instituições e laboratórios científicos. O conhecimento se revela de forma teórico-prática.
Luckesi (2000)destaca os seguintes aspectos em relação ao conhecimento:
• é social, é o indivíduo relacionado a outros que encontra saídas para os problemas da realidade;
• é histórico, para solucionar impasses da atualidade contamos com a contribuição do passado;
• é um modo de “iluminação da realidade”, mesmo quando se dá através de uma explicação mágica;
• é necessário para o progresso, para o atendimentoàs necessidades do ser humano;
• pode ter uma função de libertação ou de opressão.
A realidade pode ser abordada de diferentes maneiras. Veja um exemplo adaptado de Cervo (1996) que ilustra o que acabo de afirmar: se desejássemos obter um maior conhecimento sobre o homem, como deveríamos proceder?
Poderíamos analisar o seu aspecto externo, a sua aparência e dizer coisas a partir de nossa...
tracking img