Fichamento sobre custeio por processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento: Estrutura de sistemas: Custeio por Processos

GARRISON, Ray H. Contabilidade Gerencial. 11° Ed. Lct, 2007

Introdução
“Em contraste, o custeio por processo é mais comumente usado em setores que fabricam produtos basicamente homogêneos (isto é, uniformes) em base continua, tais como tijolos, sucrilhos, e papel”. (P. 120)

Semelhanças entre Custeio por Ordem e Serviço e Custeiopor Processo
“Os dois sistemas têm a mesma finalidade básica – atribuir custos de matéria-prima, mão-de-obra direta e custos gerais de produção a produtos, e oferecer um mecanismo para o cálculo de custos unitários de produtos”. (P. 120)

“Os dois sistemas usam as mesmas contas básicas de produção, incluindo Custos Gerais de Produção, Matéria-Prima, Produção em Andamento e Produtos Acabados”.(P. 120)

Diferenças entre Custeio por Ordem de Serviço e Custeio por Processo
“As diferenças entre os dois sistemas de custeio resultam de dois fatores. O primeiro fator é representado pelo fato de que o fluxo de unidades, num sistema de custeio por processo, é mais ou menos contínuo, e o segundo fator é indistinguibilidade entre uma unidade e outra”. (P. 120)

“Uma diferença adicional entreos dois sistemas de custeio é a de que a planilha de custo por ordem de serviço não é usada no custeio por processo, pois esse sistema se concentra em departamentos. Em lugar de se usar planilhas de custos de ordens, prepara-se um relatório de produção para cada departamento em que os produtos são processados. O relatório de produção desempenha diversas funções. Fornece um resumo do número deunidades que passam por um departamento num dado período, e também proporciona um cálculo dos custos unitários de produtos”. (P. 120)




Departamentos Processantes
“Um departamento processante é a parte de uma organização na qual se realiza trabalho num produto, e na qual matéria-prima, mão-de-obra e custos gerais de produção são adicionados ao produto”. (P. 121)

“Uma empresa pode ser muitosou poucos departamentos processantes, tantos quantos sejam necessários para completar um produto ou serviço. Alguns produtos e serviços podem passar por vários departamentos processantes, enquanto outros podem passar por apenas um ou dois”. (P. 121)

Fluxo de Matéria-Prima, Mão-de-obra e Custos Gerais de Produção
“A acumulação de custos é mais simples num sistema de custeio por processo doque num sistema de custeio por ordem de serviço. Num sistema de custeio por processo, os custos são vinculados somente a uns poucos departamentos processantes”. (P. 121)

Lançamentos de Custos de Matéria-Prima, Mão-de-obra e Gerais de Produção
“Custos de Matéria-Prima Tal como no custeio por ordem de serviço, as matérias-primas são retiradas do depósito com o uso de um formulário de requisição demateriais. Pode haver adição de matérias-primas em qualquer departamento processante, embora não seja comum que a adição de matérias-primas acorra apenas no primeiro departamento processante, enquanto os demais departamentos adicionem apenas mão-de-obra e custos gerais de produção à medida que as unidades parcialmente completadas avancem em direção a seu acabamento”. (P. 122)

Unidadesequivalentes de produção
“As unidades equivalentes são definidas pelo produto entre o número de unidades parcialmente concluídas e o percentual de conclusão dessas unidades. As unidades equivalentes indicam o número de unidades completas que poderiam ser obtidas com os materiais e o esforço utilizados nas unidades parcialmente completadas”. (P. 124)

“As unidades equivalentes de produção de um períodopodem ser calculadas de duas maneiras distintas. Neste capítulo, discutiremos o método da média ponderada. No apêndice 4ª, discute-se o método PEPS. O método PEPS de custeio por processos é um método no qual as unidades equivalentes e os custos unitários dizem respeito somente a trabalho realizado durante o período corrente”. (P. 124)

Método da Média Ponderada
“De acordo com o método da...
tracking img