Fichamento john locke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido - CDSA
Licenciatura em Ciências Sociais

Aluno: Jémerson Carlos Gonçalves Ribeiro
Professor: José Maria Nóbrega Junior
Disciplina: Introdução a política

Fichamento:
• O pensamento político de John Locke e o surgimento do liberalismo
• A semidemocracia brasileira: autoritarismo oudemocracia?

• O pensamento político de John Locke e o surgimento do liberalismo

De início, já nos é mostrado o que será abordado no texto que já mostra por que John Locke é o pai do liberalismo: “por sustentar que todo governo surge de um pacto ou contrato revogável entre indivíduos, com o propósito de proteger a vida, a liberdade e a propriedade das pessoas, tendo os signatários o direitode retirar sua confiança no governante e se rebelar quando este não cumprir com sua função”. Há a ressalva de que o liberalismo, que tem como pai Locke, surgiu a partir de uma disputa política da burguesia com a nobreza e a igreja onde a burguesia buscava seu espaço almejando quebrar a “ordem feudal”.
Não apenas na política, o autor também aparece com importância no campo da pedagogia, onde eleacredita que “a educação deveria estimular o desenvolvimento natural do educando: era importante prevalecer sua vontade e, para isso, havia que fomentar a saúde e a robustez corporal com um regime e exercícios apropriados”. Nessa citação, o autor fala da importância da saúde e na necessidade do estimulo para o educado.
É comentado sobre um período histórico importante na Inglaterra, que foiessa passagem do feudalismo para o capitalismo. Nessa época muita coisa mudou, criou-se uma nova nobreza, os camponeses que no feudalismo tinham grande valor com suas terras, estavam sendo despejados e obrigados a “mendigar e roubar para sobreviver”. Em 1509, quando Henrique VIII assumiu a Inglaterra, era um período de conturbação dentre as igrejas, onde ocorria a reforma de Lutero e algumasquestões políticas com o Papa, com isso, Henrique VIII rompeu com Roma, centralizou-se ainda mais os poderes. Max Weber diz: “a particular ética desses protestantes pode ser interpretada como um dos fatores que explicam o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo”. O autor ainda lembra a derrota do exercito espanhol de Felipe II, ao tentar invadir a Inglaterra, para ele, esse fato marcou a decadênciade uma Espanha católica e o desenvolvimento de uma Inglaterra protestante.
Carlos I assumiu o trono de 1625 a 1649, desde o início, seu reinado foi de problemas com o parlamento, onde ele decidiu dissolver em 1632, assim implantando a monarquia absolutista. Com esses diversos problemas e um ar revolucionário, em 1640 começa a guerra civil inglesa. Em 1649 Carlos I é executado e Cromwell, Lordeprotetor da republica, assume e destrói com qualquer vestígio de feudalismo. Após a morte de Cromwell, Carlos II assume, porém, ainda cheio de conturbações. Após a sua morte, assumiu Jaime II, católico que pretendia desafiar frontalmente a burguesia. Porém, logo houve a revolução gloriosa, quando os protestantes ingleses se rebelaram e fizeram com que Jaime II fugisse para a França. Essa revoluçãomarcou o triunfo final do parlamento sobre o rei.
Locke ao escrever alguns ensaios e algumas cartas, contrasta com seu primeiro pensamento, bastante autoritário e monopolizando o poder e a ordem ao estado. Já agora, para Locke “o que há de mais importante na política são os direitos do individuo e não a ordem e a segurança do estado”. Em 1669, John Locke escreve uma constituição para Carolina,colônia situada na America, onde dá direito ao voto apenas a os grandes proprietários e só os ricos o direito a serem eleitos. O pensador teve um período conturbado, quando teve seu nome divulgado em uma lista de traidores e exilou-se na Holanda. Precisou mudar de nome e endereço, usou esse tempo para corrigir algumas coisas em seus trabalhos. Durante a revolução gloriosa (na Inglaterra),...
tracking img