Fichamento do texto de GARCIA MORENTE sobre John Locke.

665 palavras 3 páginas
Colégio Pedro Segundo
Filosofia

Mateus Rodrigues dos Santos Frango n°24
Turma: 2210

Fichamento do texto de GARCIA MORENTE sobre John Locke.

Duque de Caxias outubro/2014 “O empirismo inglês se inicia com John Locke. A filosofia, no momento em que vem ao mundo filosófico John Locke, é ainda predominantemente cartesiana.”
“Um ponto de vista idealista é dominante já na filosofia; porém não somente o ponto de vista idealista em geral, mas, também, a concreta solução dada por Descartes ao problema metafísico”
“Extrai Descartes uma metafísica das três substâncias: a substância pensante (a alma), a substância extensa (o corpo) e Deus, substância infinita criadora.”
“Essa triplicidade da substância domina absolutamente na filosofia quando chega Locke. O ponto de partida de Locke é, pois, o ponto da filosofia cartesiana.”
“Inicia seu trabalho filosófico perguntando-se: qual é a essência, qual é a origem, qual é o alcance do conhecimento humano?”
“O conhecimento se constitui por meio de ideias. Toma Locke a palavra "ideia" num sentido que nem antes nem depois dele teve na filosofia; toma-a como tradução em língua moderna da palavra latina cogitatio, usada por Descartes. Para Descartes, cogitatio é pensée, pensamento, e pensamento é todo fenômeno psíquico em geral.”
“Locke parte de uma distinção que fizera Descartes entre as ideias. Descartes distinguira três grupos de ideias: umas que ele chamava adventícias, outras que chamava fictícias e outras inatas.”
“As ideias adventícias são as que sobrevêm em nós postas pela presença da realidade externa; as ideias fictícias são as que nós mesmos, por meio de nossa imaginação, formamos na alma; as ideias inatas são as que constituem o acervo próprio do espírito, da mente, da alma; são as que estão na alma sem que as tenha posto nenhuma coisa real nem tenham sido formadas por nossa imaginação.”
“O ponto de partida consiste: primeiro, em negar que em

Relacionados

  • Manual Trabalhos Univates
    106433 palavras | 426 páginas
  • UmaFolha
    112565 palavras | 451 páginas
  • Manual de Trabalhos academicos
    110832 palavras | 444 páginas
  • Sociologia Ensino M dio
    114010 palavras | 457 páginas