Fichamento do texto reformas religiosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do texto “REFORMAS RELIGIOSAS”.

LUTERO - A DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

Ao tomar a iniciativa de ingressar no convento, o jovem Lutero, não deixava para trás apenas um título de doutor em Filosofia e os planos de continuar seus estudos no curso de Direito; ele estava se livrando de uma profunda inquietação religiosa derivada da angústia a respeito da salvação de sua alma.
Omonasticismo, por sua vez, era estimulado pela Igreja, pois o individuo que mantia-se afastado das preocupações e das tentações do mundo era considerado o forma perfeita de vida religiosa e o caminho seguro para a salvação de sua alma.
Lutero ao longo o dos dez primeiros anos de vida monástica empenho-se zelosa e sinceramente nesse propósito, apesar de tudo não conseguia encontrar a tão procuradapaz de espírito e não se sentia merecedor da justiça de Deus. Lutero apenas conseguia ver aumentar o seu desespero.
Lutero concluiu seus estudos em religiosos e recebeu o título de doutor em Teologia. ABíblia forneceu o Lutero à chave para a sua inquietação, com isto descobriu a diferença entre o que ensinava a Bíblia e o que era pregado pelo Papa, dos concílios e dos textos canônicos.
ParaLutero era preciso decidir com quem estava a Verdade, com isso concluiu que a Bíblia era a única fonte para se conhecera palavra de Deus (doutrina da infalibilidade única da bíblia).
A descoberta de Lutero foi; a Bíblia não tem apenas prevalência sobre as tradições da Igreja, mas é a única fonte legítima para se conhecer a vontade de Deus, sendo assim; para todos os efeitos, a reforma estavavirtualmente consumada.
No momento em que Lutero identificou a Bíblia como a palavra de Deus e definiu a fé para obtenção da graça, abriu caminho para a doutrina do sacerdócio universal.Lutero não ver mais nenhuma utilidade no estamento clerical com isso Roma jamais admitiria essa idéia,nem sequer discuti-la.
Os cristãos, de acordo com Lutero, eram induzidos ao erro, já que a compra de uma indulgênciaprovocava apenas uma falsa sensação, pois essa boa obra era, como todas as outras, absolutamente inútil de acordo com o texto sagrado.
Era contra essa adulteração do evangelho que Lutero lançava toda sua indignação, entendeu que a sua tarefa era a de comunicar a sua descoberta a um circulo maior de ouvintes.
Para ele os seus superiores também deveriam conhecer o seu pensamento. Não imaginavaque a sua missão fosse a de questionar a autoridade da Igreja, desejava chamar a atenção de Roma para refletir e corrigir um equívoco de interpretação queria a regeneração espiritual e moral da cristandade.
Roma abriu um processo contra Lutero e em 1521 Lutero foi excomungado.

CALVINO - A DOUTRINA DA PREDESTINACÃO

Calvino pertenceu à geração seguinte a de Lutero, sua educação transcorreu emum ambiente austero e ortodoxo, marcado por uma profunda oposição ao luteranismo. Completou seus estudos superiores em Direito e converteu-se ao protestantismo.
A doutrina da predestinação é marca distintiva do pensamento religioso de Calvino, este se trata do “eterno decreto de Deus com o qual sua Majestade determinou o que deseja fazer com cada um dos homens”.
O cristão deve se contentar emsaber que os desígnios de Deus fundam-se “sobre a gratuita misericórdia divina, Sem qualquer consideração da dignidade do homem.”.
Da mesma forma que o indivíduo não é capaz de compreender o “insondável desígnio” divino pelo qual uma parte da humanidade foi escolhida papa a salvação e outra para a condenação eterna, também não pode conhecer se foi do agrado de Deus colocá-lo entre os bem-aventuradosou entre os condenados. Seus desígnios somente podem ser entendidos, e mesmo conhecidos, na medida em que seja do agrado divino revelá-los.
Para o calvinismo, tanto os católicos como os luteranos cometem nesse assunto um formidável equívoco. Calvino dirá que tanto as obras do catolicismo quanto a fé do luteranismo são absolutamente inúteis do ponto de vista de seus supostos efeitos para o...
tracking img