Fichamento do cap i a cidade antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor aborda como as crenças, e as tradições mais antigas, consideradas extravagantes, influenciaram na construção da sociedade e suas instituições, principalmente a doméstica.
Estas revelamcomo era o cotidiano, a mentalidade e as expectativas destes povos.

“veremos que tais crenças é que dirigiram a sociedade e que a maior parte das instituições domésticas e sociais dos antigos nelastiveram origem” (p. 26)

“ por mais antigas que sejam estas crenças delas nos ficaram testemunhos autênticos” (p.18)

“pelas quais podemos conhecer quais as opiniões o homem tinha a principio arespeito das própria natureza, da alma e sobre o mistério da morte” (p.17)

No inicio prevalecia a ideia de que a morte representava o fim, para só então surgir a noção de transição e assim diversastradições; por exemplo a necessidade do sepultamento presente ate os atuais dias.

“encararam a morte não como a dissolução do ser, mas como simples mudança de vida” (p.17)

“acreditava -se tãofirmemente que ali vivia um homem, que nunca deixavam de enterrar junto com o corpo objetos que supunham ser-lhe necessários” (p.19)

“dessa crença primitiva derivou-se a necessidade dosepultamento” (p.20)

Evidencia-se no texto a existência de um maior temor quanto a ausência da sepultura e do ritual adequado, quanto a própria morte; a cerimônia sequer era vista como algo mórbido, digno detristeza, mas sim como uma comemoração, uma forma de proteger seu antepassado para que não vagasse e fosse infeliz por toda a eternidade.

“temia – se menos a morte que a privação da sepultura”(p.22)

“enganar-se-ia muito quem pensasse que essa refeição fúnebre não era senão uma especie de comemoração” (p. 24)



No segundo capitulo comenta-se que a partir destas ritualísticas surgiramregras e deveres, de um individuo com os outros, como também com o próprio morto, digno de respeito; e como demandava tempo para transforma estas tradições.
Desta forma acabaram disseminadas para...
tracking img