Fichamento de karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANÍSIO TEIXERA

LAÍS LIMA MARQUES MASCARENHAS

Prefácio à “Contribuição à Crítica da Economia Política”

FEIRA DE SANTANA
2012

LAÍS LIMA MARQUES MASCARENHAS

Prefácio à “Contribuição àCrítica da Economia Política”
Trabalho apresentado a Faculdade Anísio Teixeira como um dos pré-requisitos de avaliação da I unidade da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico.
Orientador: LuizAlberto Lima




FEIRA DE SANTANA
2012
SUMÁRIO

1. Fichamento ....................................................................... 03
2. Resumo ........................................................................... 05
3. Referências........................................................................06


RESUMO

O texto apresenta o estudo da economia da sociedadehumana ao olhar Marxista. Primeiramente aborda o Estudo da Economia Burguesa. Em seguida, mostra qual o percurso levou Marx a estudar a economia política, relatando seu primeiro trabalho de revisãocritica da Filosofia Hegeliana do Direito, da qual tirou precisas conclusões, dentre elas a de que a sociedade burguesa deveria ser procurada na Economia Política. Desenvolveu seus estudos chegando a suaconclusão geral do assunto. Mostra também, em seguida, que ao mudar a base da economia, ocorreu uma revolução social, ocasionando o encerramento da sociedade humana pré-histórica. E finaliza relatandoo intercambio de idéias que manteve com Engels,, o qual teve suma importância nos desenvolvimentos dos seus estudos. Conclui dizendo que todo esse prefácio, tinha simplesmente a função de mostrar queas suas idéias, mesmo que se choquem com os preconceitos interessados as classes dominantes, foram seus longos anos de investigações.

Palavras-chaves: Sociedade; Economia; Politica

Marx, Karl (1859[1977]) “Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política”, in Karl Marx e Friedrich Engels [1977]) Karl Marx e Friedrich Engels – Textos 3, São Paulo: Edições Sociais: 300-303. Originalmente...
tracking img