Fichamento de antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do capítulo Antropologia.
Cultura
Natureza da Cultura.
O termo cultura não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber humano - agronomia, biologia, artes literatura, história, etc.-valem-se dele, embora seja outra a conotação.
Muitas vezes, a cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação, da instrução. Nesse caso, uma pessoa“culta” seria aquela que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico. Seria “inculta” a que não obteve instrução.
Para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.
Conceituação de estudos dos antropólogos.
Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, não é comportamento,mas abstração do comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias.
O conceito de cultura varia no tempo, no espaço e em sua essência. Tylor, Linton, Boas e Malinowski consideram a cultura como idéias. Pra Kroeber e kluckhohn, Beals e Hoijer, ela consiste em abstrações do comportamento. Keesing e Foster a definiram como comportamento aprendido. Leslie A. White apresenta outraabordagem: a cultura deve ser vista não como comportamento, mais em si mesma, ou seja, fora do organismo humano. Ele, Foster e outros englobam no conceito de cultura os elementos matérias e não matérias da cultura. A colocação de Geertz difere das anteriores, na medida em que propõe a cultura como um “organismo de controle” do comportamento.
Lugar Cultural
As coisas e os acontecimentos queconstituem a cultura, segundo Leslie A. White, encontram-se no espaço e no tempo, e são classificadas em:
* Intra-orgânica: dentro dos organismos humanos;
* Interorgânica: dentro dos processos de interação social entre os seres humanos;
* Extra-orgânica; dentro dos objetos materiais, situados fora do organismo humano, mas dentro dos padrões de interação entre eles.

Fundamentos daCultura
A cultura, para os antropólogos, de forma geral, consiste em idéias, abstrações e comportamento.
IDEIAS: concepções mentais de coisas concretas ou abstratas, ou seja, toda variedade de conhecimento e crenças teológicas, filosóficas, cientificas, tecnológicas, históricas, etc.
ABSTRAÇÕES: Consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das idéias, da mente, excluindo-se totalmente dascoisas matérias.
COMPORTAMENTO: São modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reações fora do campo científico.
Classificação da cultura
A cultura pode ser classificada de diversas maneiras; material ou imaterial; realçou ideal.
CULTURA MATERIAL: consiste em coisas matérias, bens tangíveis, incluindo instrumentos, artefatos e outros objetos matérias, fruto da criação humanae resultante de determinada tecnologia.
CULTURA IMATERIAL: refere-se a elementos intangíveis da cultura, que não tem substância material.
CULTURA REAL: é aquela em que, concretamente, todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas.
CULTURA IDEAL: consiste em um conjunto de comportamentos que, embora expressos verbalmente como bons, perfeitos para o grupo, nemsempre são frequentemente praticados. (...) A cultura ideal seria a perfeita, além de muitas vezes, do alcance comum.
Elementos da cultura
De modo geral, a cultura se constitui dos seguintes elementos: conhecimentos, crenças, valores, normas, símbolos.
CONHECIMENTOS: Todas as cultura, sejam simples ou complexas, possuem grande quantidade de conhecimento que são cuidadosamente que sãotransmitida de geração a geração.
CRENÇAS: é a aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. Consiste em uma atitude mental do individuo, que serve de base á ação voluntária. Embora intelectual, possui conotação emocional.
VALORES: é empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas, importantes, ou seja, para indicar, riqueza,...
tracking img