Fichamento da obra "o caso dos exploradores de cavernas"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”

FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de cavernas
(Tradução do Prof. Dr. Plauto Faraco de Azevedo).
Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1976FICHA RESUMO


1.INTRODUÇÃO

“O caso dos exploradores de cavernas” consiste em um estudo da argumentação jurídica elaborado pelo professor de Jurisprudence da Harvard Law School, Lon Fuller.Discute a interpretação da lei, abordando a questão de ser estrito ao que diz a legislação ou tentar interpretá-la de forma a existir justiça com a realidade social.

A obra trata de um contofuturístico ocorrido em meados de 4300 em Newgarth cuja sua síntese baseia-se em um caso onde quatro trabalhadores pertencentes a "Sociedade Espeleológica" de exploração amadorística de cavernas são acusadospela morte de seu colega Roger Whetmore e condenados pelo Tribunal de Condado de Stowfield, onde ouvirão o pronunciamento de cinco juízes da corte acerca do crime, cada um com sua abordagem acerca docaso.

Em meados de maio de 4299, estavam estes trabalhadores em uma expedição, quando foram surpreendidos com um grande desmoronamento, obstruindo a única saída que havia disponível. Sem contatocom o externo, o resgate se tornaria difícil e os riscos de morrerem por inanição se tornavam evidentes, Soube-se no vigésimo dia que os exploradores levaram consigo rádio comunicador, possibilitandoa troca de informações com a equipe de resgate. Nessa comunicação os trabalhadores tiveram a informação que o tempo de resgate seria maior do que o corpo deles suportariam sem alimento. Roger Whetmorequestionou a equipe de resgate a possibilidade de sobreviverem utilizando a carne de um deles, recebendo uma resposta afirmativa. Porém ao questionar o modo adequado de escolher quem morreria nãorecebeu resposta. Concluído o resgate soube-se que Whetmore propôs a sorte para escolher o que seria sacrificado.



2. DESENVOLVIMENTO

Os sobreviventes foram condenados a forca em primeira...
tracking img