Fichamento Boniteza De Um Sonho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA






OTEN CASSIANO DE SOUZA NETO




BONITEZA DE UM SONHO:
ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO






Fichamento apresentado no Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial na disciplina de Prática Docente: Trabalho e Ética, no 2ºperíodo, sob a orientação do Prof. Gilmar Santana Ferreira.









Paripiranga - Bahia
Agosto – 2013
Fichamento da Obra “Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido”, de Moacir Gadotti.

In:
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Curitiba: Positivo, 2005.
Recensão:
Autor de muitas obras, Gadotti é graduado em Pedagogia e Filosofia e mestre em Filosofia daEducação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Genebra. Doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e Diretor Geral do Instituto Paulo Freire.
Resumo
A obra em referência tem por objetivo a resignificação da educação no Brasil. Devido a falta deinteresse dos alunos/professores pela busca incessante de conhecimento, ou a falta de sentido real no que se aprende/ensina, percebeu-se na educação uma defasagem que a muito tempo existe. A defesa abordada, portanto, consiste em promover a consciência dos significados. Trazer à tona a essência real da disciplina em pauta. A conexão do que é estudado com a realidade vivida. O verdadeiro sentido deaprender ou ensinar o que está posto a mesa. Guiando a sociedade atual ao sonho de uma nova motivação educacional, a boniteza do conhecimento.
Citações
Capítulo I
POR QUE SER PROFESSOR?
“A beleza existe em todo lugar. Depende do nosso olhar, da nossa sensibilidade; depende da nossa consciência, do nosso trabalho e do nosso cuidado. A beleza existe porque o ser humano é capaz de sonhar”. (p.11)“Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente”. (p.11)
“Se o sonho puder ser sonhado por muitos, deixará de ser um sonho e se tornará uma realidade”. (p.12)
“Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores”. (p.19)
Parecer do Capítulo I
O professor precisa trazer consigo um sonho de uma nova educação. Através desse sonho haverá esperança e motivação paraalavancar a sociedade a uma aprendizagem muito mais significativa e comprometida.
Capítulo II
CRISE DE IDENTIDADE, CRISE DE SENTIDO
“O professor não está morrendo, sua função não está desaparecendo, mas ela está se transformando profundamente, adquirindo uma nova identidade. E isso não é nada novo, pois cada geração de professores constitui sua própria identidade docente no contexto em que vive. Hoje,o contexto é o próprio mundo globalizado”. (p.21)
“Não há civilização sem professores”. (p.21)
“O professor hoje precisa ser um profissional capaz de criar conhecimento”. (p.23)
“O professor não pode ser um mero executor do currículo oficial e a educação já não é mais propriedade da escola, mas de toda a comunidade”. (p.26)
Parecer do Capítulo II
Nesse capítulo, o autor procura intensificar aidentidade do professor como profissionais que promovem a liberdade. Partindo de si mesmos. E portanto valorizando a profissão, designando-a como essencial para a civilização futura.
Capítulo III
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
“Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática”. (Freire, 1979 apud Gadotti, 2005, p.31)
“A nova pedagogia para aeducação da humanidade não é apenas uma pedagogia da resistência, mas, sobretudo, uma pedagogia da esperança e da possibilidade”. (p.36)
Parecer do Capítulo III
Nesta parte é trabalhada a consciência de que o homem é inacabado. Afirma-se portanto que o professor precisa está sempre antenado, estimulando-se assim a ter a necessidade de aprender sempre.
Capítulo IV
SER PROFESSOR NA SOCIEDADE...
tracking img