Fichamento boniteza de um sonho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal do Espírito Santo











E.E.E.F.M. Joaquim Quitiba

Augusto César Silva Ribeiro













BONITEZA DE UM SONHO: ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO.





















Cariacica
2012

• Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido – Moacir Gadotti.

“Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com umsonho na mente.” (p. 11)

“A beleza existe em todo lugar. Depende do nosso olhar, da nossa sensibilidade; depende da nossa consciência, do nosso trabalho e do nosso cuidado. A beleza existe porque o ser humano é capaz de sonhar.” (p. 11).

“O brasileiro desvaloriza o professor. É o que se poderia deduzir de um dito que se tornou popular nas últimas décadas no Brasil: “Quem sabe faz, quem nãosabe ensina”. (p. 12).

“Todos dizem que gostam muito dos professores, mas não chegam a incomodar-se muito com o fato de que há tempos eles recebem um salário de fome. O salário é a parte mais visível de uma condição – da qual decorre um papel social que se descaracterizou por completo... Só quem não quer ver não percebe o sentimento de cansaço, de esgotamento de expectativas de quem encaravacom dignidade o seu desempenho profissional”. (p.13).

“Qual é o papel do educador, da escola, da educação? O que um professor pode fazer, o que ele deve fazer, o que é possível fazer?” (p. 14).

“- O que é ser professor hoje?
- “Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade.” (p. 17).

“Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores.”(p. 17).

“Eles fazem fluir o saber - não o dado, a informação, o puro conhecimento - porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis.” (p. 17).

“Não há civilização sem professores. Não haverá uma nova civilização sem uma nova formação dos professores. Não hánação sem professores.” (p. 21).

“A docência, como aprendizagem da relação, está ligada a um profissional especial, um profissional do sentido, numa era em que aprender é conviver com a incerteza. Daí a necessidade de se refletir hoje sobre o novo papel do professor, as novas exigências da profissão docente, principalmente da formação continuada do professor, da professora.” (p. 22).

“Os“debaixo”, só tem a ganhar com a transformação. Por isso, têm uma grande capacidade para gestar a transformação. ”(p. 23)


“Há consenso quando se afirma que nossa profissão deve abandonar a concepção predominante no século XIX de mera transmissão do saber escolar. O professor não pode ser um mero executor do currículo oficial e a educação já não é mais propriedade da escola, mas de toda acomunidade.” (p. 24).

“A educação do futuro deverá se aproximar mais dos “aspectos éticos, coletivos, comunicativos, comportamentais, emocionais... todos eles necessários para se alcançar uma educação democrática dos futuros cidadãos” . Isso implica novos saberes9 , entre eles, saber planejar, saber organizar o currículo, saber pesquisa, estabelecer estratégias para formar grupos, para resolverproblemas, relacionar-se com a comunidade, exercer atividades sócio-antropológicas, etc.” (p. 25).

“No contexto atual, podemos identificar e confrontar duas concepções opostas da profissão docente: a concepção neoliberal e a concepção emancipadora. A primeira, amplamente dominante hoje, concebe o professor como um profissional lecionador, avaliado individualmente e isolado na profissão (visãoindividualista); a segunda considera o docente como um profissional do sentido, um organizador da aprendizagem (visão social), uma liderança, um sujeito político.” (p. 26).

“A formação do profissional da educação está diretamente relacionada com o enfoque, a perspectiva, a concepção mesma que se tem da sua formação e de suas funções atuais. Para nós, a formação continuada do professor deve ser...
tracking img