Trabalho De Dependencia Em Grupo 2015

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto



CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA









PRODUÇÃO TEXTUAL iNTERDISCIPLINAR EM GRUPO (DP)





























PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR


Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Organização do trabalho pedagógico na educação infantil, Reflexão e pesquisa, Alfabetização e Letramento, Ludicidade e educação.Januária – MG
2015
INTRODUÇÃO



O presente trabalho visa conhecer as possibilidades de oferta de brinquedoteca escolares de um município. Empreender a atitude investigativa, apresentando um estudo sistemático no contexto municipal.
O brincar, atividade inerente à vida humana em todas as fases da vida, é imprescindível na infância, momento onde o desenvolvimento físico-motor, intelectual,afetivo e social deve ser efetivado de maneira integral. Portanto, este trabalho traz um estudo sobre a importância do lúdico na formação da criança, iniciando por um breve resumo do histórico-social da infância e o seu direito adquirido legalmente quanto à educação e o brincar e a realidade vivenciada pelas crianças nas instituições escolares, em relação a ter um espaço específico parabrincadeiras: a Brinquedoteca.
A brincadeira faz parte das culturas que vem se repassando ente os povos e entre esses de geração a geração. O brincar trás felicidade e torna o ambiente alegre. O brincar é inerente ao ser humano, pois é uma das primeiras coisas que a criança desde muito pequena faz.  Na fase da descoberta, o bebê elege como brinquedo partes do seu corpo (pés, mão) e depois os brinquedos.A BRINQUEDOTECA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ITACARAMBI


A história social da criança foi construída aos longos dos séculos, pois cada época teve o seu conceito particular de “infância”. Na Antiguidade e Idade Média, a criança era um ser rejeitado, desvalorizado, tratado com indiferença, sendo inserida no mundo adulto na idade da razão (7anos) sem preocupação com as suasnecessidades básicas e específicas. Ela era vista como um “adulto em miniatura”. No entanto, a concepção sobre a infância sofre significativas mudanças com as transformações sociais ocorridas no período da Modernidade, surgindo novos saberes a respeito da criança no campo familiar, social, psicológico, biológico e educacional. 
Quando se fala em criança a primeira coisa que associamos a este ser é abrincadeira, o ato de brincar. Atualmente, a maioria das escolas municipais de educação da cidade de Itacarambi, destinadas a receber crianças em especial a educação infantil de 04 a 06 anos de idade adota o modelo escolar de referencia. As escolas desse município têm espaços próprios para brincadeiras externas e principalmente a brinquedoteca.
A criação de brinquedoteca nas escolas e creches é umagrande ferramenta pedagógica para o ensino infantil contribuindo assim, para o aprimoramento da aprendizagem e, sobretudo, melhores rendimentos escolares. Durante muito tempo, confundiu – se ensinar como transmitir e, nesse contexto, o educando era agente passivo da aprendizagem e o educador um transmissor, sem interesse e acomodado a buscar novos caminhos de aprendizagem. A ideia de ensinodespertado pelo interesse do aluno acabou transformando o sentido, do que se entende por material e espaço pedagógico.
É nessa circunstância que a brinquedoteca surge, ganhando espaço, oportunizando novos meios, novas direções que torna a aprendizagem mais autentica, mais prazerosa e estimulante, fator este, que contribuirá por excelência como instrumento pedagógico dando margem ao educador, trabalhare estimular aprendizagem e, por conseguinte determinar o brincar como conteúdo dinâmico, colaborador para a formação infantil.
Nas escolas infantis de Itacarambi, existem 13 brinquedotecas, sendo monitoradas por professores e especialistas que observam o desempenho das crianças durante a execução das atividades na brinquedoteca.


Quantidade existente
Município: Itacarambi
Região do Brasil:...
tracking img