Pedagogia da autonomia - fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira
Autorizado pelo Decreto Estadual 41.733 de 25/06/2001
Curso de Licenciatura em Letras

Fichamento

Freire Paulo, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, Saberes Necessários à
Prática educativa
Publicação original: 1996
Digitalização:2002
Disponível em: www.sabotagem.revolt.org






Curso Licenciatura em Letras
Gilmara Barbosa Dias
5º PeríodoIbirite/MG
Autor e Obra
Paulo Freire foi um dos pensadores mais citados na América Latina no século XX. Com sua visão marxista do mundo, Freire fez desta obra, publicada em 1996, uma leitura peculiar, que nos mostra o conceito de classe, ideologia, dominação e outros, além de uma demonstração de otimismo e da sua fé em Deus. É a penúltima publicação de Paulo Freire e a última em vida.Prefácio
As ideias retomadas nesta obra resgatam de forma atualizada, leve, criativa, provocativa, corajosa e esperançosa, questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores e as educadoras. O cotidiano do professor na sala de aula e fora dela, da educação fundamental à pós-graduação. É explorado como numa codificação, enquanto espaço dereafirmação, negociação, criação, resolução de saberes que constituem os “conteúdos obrigatórios à organização programática e o desenvolvimento da formação docente”.
(P.4)

[...] Num momento de aviamento e de desvalorização do trabalho do professor em todos os níveis, a pedagogia da autonomia nos apresenta elementos constitutivos da compreensão da prática docente enquanto dimensão social da formaçãohumana. Para além da redução ao aspecto estritamente pedagógico e marcado pela natureza política de seu pensamento, Freire, adverte-nos para a necessidade de assumirmos uma postura vigilante contra todas as práticas de desumanização. [...] A sensibilidade com que Freire problematiza e toca o educador aponta para a dimensão estética de sua prática que, por isso mesmo pode ser movida pelo desejo evivida com alegria, sem abrir mão do sonho, do rigor, da seriedade e da simplicidade inerente ao saber-da-competência.
(P.5)

Primeiras Palavras
É nesse sentido, por exemplo, que me aproximo de novo da questão da inclusão do ser humano, de sua inserção num permanente movimento de procura, que rediscuto a curiosidade ingênua e a crítica, virando epistemológica. [...] Daí a crítica permanentepresente em mim à malvadez neoliberal, ao cinismo de sua ideologia fatalista e a sua inflexível ao sonho e à utopia.
(P.6)

[...] O erro na verdade não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele. [...] Esse pequeno livro se encontra cortado ou permeado em sua totalidade pelo sentido danecessária eticidade que conota expressivamente a natureza da prática educativa, enquanto prática formadora. [...] A ética de que falo é a que se sabe traída e negada nos comportamentos grosseiros imorais como na perversão hipócrita da pureza em puritanismo.
(P.7)

[...] Formação científica, correção ética, respeito aos outros, coerência, não permitir que o nosso mal-estar pessoal ou a nossaantipatia com relação ao outro nos façam acusa-lo do que não fez são obrigações a cujo cumprimento devemos humilde mas perseverantemente nos dedica.
(P.8)

[...] Uma de nossas brigas na História, por isso mesmo, é exatamente esta: fazer tudo o que possamos em favor da eticidade, sem cair no moralismo hipócrita, ao gosto reconhecimento farisaico. Mas, faz parte igualmente desta luta pelaeticidade recusar, com segurança, as críticas que vêem na defesa da ética, precisamente a expressão daquele moralismo criticado. [...] Quer dizer, mais do que um ser no mundo, o ser humano se tornou uma Presença no mundo, com o mundo e com os outros. Presença que, reconhecendo a outra presença como um “não-eu” se reconhecesse como “si própria”. [...] A ética se torna inevitável e sua transgressão...
tracking img