Ficha literaria - a madona de cedro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha Literária - Lucas Henrique

1- Nome do livro.
A Madona de Cedro, publicado em 1957.

2- Nome do autor.
Antônio Callado.

3- Biografia do autor.
Antônio Carlos Callado nasceu em Niterói, 26 de janeiro de 1917 e morreu no Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 1997. Foi um jornalista, romancista, biógrafo e dramaturgo brasileiro. Antônio Callado, apesar de formado em Direito (1939), nuncaexerceu atividade na área jurídica. Militou na imprensa diária no período entre 1937 a 1941, nos jornais cariocas O Globo e Correio da Manhã. Em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, transfere-se para Londres onde trabalhou para a BBC até 1947. Na Europa descobre "sua tremenda fome de Brasil". Lê incansavelmente literatura brasileira e alimenta o desejo de, ao voltar, conhecer o interior do país.Na volta, satisfaz esse desejo ao fazer grandes reportagens pelo Nordeste, pelo Xingu. Atuou como redator-chefe do Correio da Manhã de 1954 a 1960. Redator do Jornal do Brasil, cobriu, em 1968, a Guerra do Vietnã. Em 1975, quando trabalhava no Jornal do Brasil, deixa a rotina das redações para dedicar-se profissionalmente à literatura. Callado estreou na literatura em 1951, mas sua produção nadécada de 1950 consiste basicamente em peças teatrais, todas encenadas com enorme sucesso de crítica e público. A produção de romances toma impulso nas décadas de 1960 e 1970, período em que surgem seus trabalhos mais importantes. Alinhado entre os intelectuais que se opunham ao regime militar, tendo por isso sido preso duas vezes, Calado revela em seus romances seu compromisso político,principalmente naquele que muitos consideram o romance mais engajado daquelas décadas, Quarup. Recebeu várias condecorações e prêmios, no Brasil e no exterior. De seu casamento em 1943 com Jean Maxine Watson, inglesa, funcionária da BBC, teve três filhos, entre eles a atriz Tessy Callado. Em 1976, casou-se com Ana Arruda.

4- Quanto ao tempo, quando ocorrem os fatos narrados na obra?
Século XX.

5-Quanto ao espaço, onde ocorrem os fatos narrados na obra?
Os fatos ocorrem na cidade de Congonhas do Campo, em Minas Gerais.
“Delfino não imaginava que interesses poderiam trazer de novo o amigo a Congonhas do Campo.”
Página 14, linhas 30 a 32.

6- Em que pessoa a obra é narrada? Que narração predomina na obra?
A obra é narrada em 3ª pessoa. A narração que predomina é cronológica.
“Delfino nãoquis, no dia seguinte, ir falar com o padre na sacristia. E foi assim que chegou à quarta-feira santa sem ter conseguido se confessar.”
Página 126, linhas 10 a 13.

7- Que tipo de linguagem predomina na obra analisada?
Linguagem formal.
“Não era a primeira vez que falavam no assunto, mas Delfino sentiu que agora Mar falava com um intuito de esclarecer coisas.E teve medo.”
Página 69, linhas 33a 35.

8- Cite e caracterize o protagonista da obra. Justifique sua escolha.
O protagonista da obra é Delfino Montiel, um comerciante que vive em Congonhas do Campo vendendo estátuas de pedra-sabão, muito religioso. Delfino rouba uma estátua de Nossa Senhora da Conceição a pedido de seu colega Adriano, em troca de dinheiro. Passado 13 anos, ainda não tinha se perdoado pelo que fez e nem seconfessado. Agora casado com Marta, ele vive com a culpa pelo que fez.

9- Cite e caracterize o antagonista da obra. Justifique sua escolha.
O antagonista da obra é seu Juca Vilanova, colecionador de objetos preciosos, misterioso e que nunca aparecia em público. Primeiro oferece dinheiro para que Delfino roube a estátua, e , depois de 13 anos, aparece em pessoa, oferecendo mais dinheiro e, aindaassim, obrigando Delfino a roubar outra estátua da igreja.”

10- Cite um trecho da obra em que ocorre discurso descritivo.
“Quando ela se levantou do mergulho o cabelo cor-de-mel estava preto e grudado ao seu pescoço, preto-esverdeado, como se ela tivesse voltado mais marinha do fundo do mar.”
Página 21, linhas 14 a 17

11- Cite um trecho da obra em que ocorre discurso narrativo.
“Em todo...
tracking img