Festival de parintins /resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Festival Folclórico de Parintins


O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas.

O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas associações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e EsportivoAmazonino Mendes), um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local.

O festival érealizado desde 1965 e já teve vários locais de disputa como a quadra da catedral de Nossa Senhora do Carmo, a quadra da extinta CCE e o estádio Tupy Cantanhede. Até que em 1987, o governador Amazonino foi assistir o festival, no mesmo local onde é o Bumbódromo, mas era um tablado. Ele gostou tanto da festa que prometeu construir um local do tamanho que o festival merecia e, no ano seguinte, em 1988,inaugurava o Bumbódromo.[1]

Até 2005 era realizado sempre nos dias 28, 29 e 30 de junho. Uma lei municipal mudou a data para o último fim de semana desse mesmo mês.
Índice

1 O primeiro festival
2 Itens Julgados
3 Componentes do festival
4 Personagens da festa
5 Resultados
6 Transmissão
7 Itens Relevantes
8 Referências
9 Ver também

O primeirofestival

Em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins, criado por Raimundo Muniz [carece de fontes], mas não houve participação dos bumbás. A primeira disputa veio no segundo Festival.
Itens Julgados

Ao todo são julgados 21 quesitos ou itens no Festival de Parintins, sendo eles de ordem individual ou coletiva. São eles em ordem de julgamento:

1 - Apresentador
2 - Levantadorde Toadas
3 - Batucada/Marujada
4 - Ritual Indígena
5 - Porta-Estandarte
6 - Amo do Boi
7 - Sinhazinha da Fazenda
8 - Rainha do Folclore
9 - Cunhã-Poranga
10 - Boi-Bumbá Evolução
11 - Toada, Letra e Música
12 - Pajé
13 - Tribos Indígenas
14 - Tuxauas
15 - Figura Típica Regional
16 - Alegoria
17 - Lenda Amazônica
18 - Vaqueirada
19 - Galera
20 - Coreografia
21 - Organização doConjunto Folclórico
Componentes do festival

Música

A música, que acompanha durante todo o tempo, é a toada, acompanhada por um grupo de mais de 400 ritmistas.

Os dois Bois dançam e cantam por um período de três horas, com ordem de entrada na arena alternada em cada dia. As letras das canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica. Muitas das toadas incluem tambémsons da floresta e canto de pássaros.

Ritual

O ritual dos Bumbás mostra a lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina que conseguem, com a ajuda do Pajé, fazer renascer o boi do patrão. Conta a lenda que Mãe Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Para satisfazer o desejo da mulher, Pai Francisco manda matar o boi de estimação do patrão.

Pai Francisco édescoberto, tenta fugir, mas é preso. Para salvar o boi, um padre e um médico são chamados (o pajé, na tradição indígena) e o boi ressuscita. Pai Francisco e Mãe Catirina são perdoados e há uma grande comemoração.
Personagens da festa

Apresentador

Marca o centro do espetáculo. Sua voz conduz o tema. Precisa ter afinação, dicção, timbre e técnica de canto. Em Parintins, a figura do apresentadoré rapidamente remetida à imagem de Paulinho Faria, que foi apresentador do Boi-Garantido por 26 anos.

Levantador de toadas

Todas as músicas que fazem a trilha sonora das apresentações são interpretadas pelo levantador de toadas. Trata-se de uma figura importante, já que a técnica, a força e a beleza de sua interpretação não só valem pontos como ajudam a trazer à tona a emoção dos...
tracking img