Comida e cultura: aspectos culturais da culinária japonesa dentro do discurso dos imigrantes e descendentes japoneses em joão pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMIDA E CULTURA: ASPECTOS CULTURAIS DA CULINÁRIA JAPONESA DENTRO DO DISCURSO DOS IMIGRANTES E DESCENDENTES JAPONESES EM JOÃO PESSOA





Marcos Arakaki

(UFPB)

Maiko Hiramoto

(UFPB/ JICA)





Resumo: Tendo como base os pressupostos teóricos de Foulcault, de uma maneira mais simplista, resumida e compacta, este trabalho busca estudar o discurso de uma comunidade de imigrantese descendentes japoneses de João Pessoa através de registro de depoimentos gravados em forma de um documentário, respondendo um corpus de pesquisa que pudesse identificar a origem, suas relações culturais com a culinária japonesa e principalmente na questão da tradição em oposição à modernidade e adaptabilidade da culinária através do tempo e local.

Introdução

A culinária japonesadesenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas,principalmente da cultura ocidental, no Japão.

O termo culinária japonesa (日本料理, nihon ryōri, ou 和食, washoku) significa a comida japonesa tradicional, semelhante àquela já existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foramdesenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação.

Como o Japão é uma nação insular, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Mesmo não sendo conhecido como um país que come muita carne, poucos japoneses se consideramvegetarianos. Carne e galinha são comumente inseridos na culinária do cotidiano.



Arrumação tradicional de uma mesa japonesa

A arrumação tradicional da mesa japonesa tem variado consideravelmente nos últimos séculos, dependendo principalmente do tipo comum de mesa de uma dada era. Antes do século XIX, pequenas mesas individuais (hakozen, 箱膳) ou bandejas planas utilizadas no chãoeram arrumadas antes de cada refeição. Mesas baixas maiores (chabudai, ちゃぶ台), que acomodavam famílias inteiras, começaram a se tornar mais populares no começo do século XX, mas este estilo deu lugar ao estilo ocidental de mesas e cadeiras de jantar, no final do século XX.

A arrumação tradicional da mesa é baseada no ichijū-sansai. Tipicamente, cinco bacias e pratos são colocados antes dojantar. Na ponta, são colocadas a bacia de arroz (à esquerda) e a de sopa (à direita). Atrás destas ficam três pratos planos que seguram os três acompanhamentos, um à extrema esquerda (onde pode se servir um prato fermentado), um a extrema direita (no qual pode se servir um prato assado) e um no centro (no qual pode se servir vegetais cozidos). Vegetais cortados também costumam ser servidos e comidosno final da refeição, mas não fazem parte dos três pratos de acompanhamento.

Hashis são normalmente colocados na frente da bandeja próxima da pessoa, com suas pontas apontadas para a esquerda e normalmente apoiadas em um suporte de hashi, ou hashioki (箸置き).

Etiqueta na mesa

É um costume dizer itadakimasu (いただきます?), literalmente "Eu humildemente recebo", antes de começar acomer a refeição, e gochisōsama deshita (ごちそうさまでした?), literalmente "Foi um banquete", ao anfitrião depois da refeição e aos funcionários do restaurante na hora de ir embora.

Toalha quente

Antes de comer, a maioria dos restaurantes oferecem uma toalha quente um lenço molhado em pacote (um oshibori). Ele é usado para limpar as mãos antes de comer (e não depois). Em certas situações, é...
tracking img