Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociologia de Durkheim

O que é fato social

Apesar de Comte ser considerado o pai da sociologia e ter intitulado o termo, podemos afirmar que Durkheim foi um dos primeiros grandes teóricos. Ele e seus cooperadores emanciparam a sociologia das teorias sobre a sociedade e tornando uma disciplina cientifica. Em livros e cursos, sua preocupação foi definir o objeto, o método e as aplicaçõesdessa nova ciência.

Imbuído os principais positivistas, Durkheim queria definir a sociologia como ciência, estabelecendo seus princípios e limites rompendo com as idéias do senso comum, que interpretava a realidade social de maneira vulgar. Em uma de suas obras, Durkheim definiu o objeto da sociologia.

Para o autor, o fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente epreexistente. São três características básicas é a “coerção social”, é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem. Essa força se manifesta quando a pessoa adquire um idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação familiar ou está subordinado a certo código de leis ou regras morais. Nessas circunstâncias, o serhumano experimenta a força sobre si.

A força coercitiva dos fatos sociais se torna evidente pelas “sanções legais” ou “espontâneas” a que o individuo está sujeito quando se revolta a ela. “Legais” são sansões prescrita pelas pessoas, sob forma de leis. “Espontâneas” é a resposta a uma conduta considerada inadequada por um grupo ou por uma sociedade. Multas de trânsito é um exemplo claro dascoerções legais. Os olhares de reprovação no qual somos alvos quando comparecemos com a roupa inadequada aquele ambiente ocasionando sanções espontâneas. Embora não codificamos em lei. Durkheim dá o seguinte exemplo das sanções espontâneas:

O comportamento desviante num grupo social pode não ter penalidade por lei, mas o grupo pode reagir de uma forma inconveniente quem se comporta de formadiscordante em relação a determinados princípios. Reação negativa das sociedades a certas atitudes ou comportamentos é, mais intimidadoras do que a lei. Jogar lixo no chão em certos lugares é comportamento inibido pelas reações espontâneas dos grupos que a isso se opõem. Observamos ações repressoras até nos grupos que se formam de maneira espontânea como gangues e “tribos”, que impõem a seus servos umadeterminada linguagem, indumentária e formas de comportamento. Apesar dessas regras serem informais, uma infração é o suficiente para a saída daquele membro.

A “educação”, segundo Durkheim, é uma importante tarefa nessa conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, as regras estarem internalizadas nos membros do grupo e transformadas em hábitos. O uso de uma determinada língua,ou o gosto por determinada comida estão presos no indivíduo, que pode ser considerados hábitos. A arte representa um recurso capaz de difundir valores e adequar e adequar pessoas a determinados hábitos.

A segunda característica dos fatos sociais, é que elas atuam nos indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo, “exteriores aos indivíduos”. Na infância jáencontramos regras sociais, costumes e leis que aceitamos por meio de mecanismos de coerção social, como a educação. Não opinamos nem escolhemos, sendo assim independentes de nós, de nossos objetivos e vontades. Por isso os fatos sociais torna-se “coercitivos” e dotados de existência exterior às consciências individuais.

A terceira característica dos fatos sociais é a “generalidade”. É social todofato que é geral, que se repete em todos os indivíduos, ou na maioria deles; e ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ou ao longo do tempo. Por essa generalidade, os acontecimentos manifestam sua natureza coletiva, sendo eles os costumes, os sentimentos comuns ao grupo, as crenças ou valores. Formas de habitação e a moral existente numa sociedade apresentam essa generalidade....
tracking img