ARTIGO Manifesta es Folcl ricas no Amazonas Influ ncias para o Turismo Local Alterado

3804 palavras 16 páginas
MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS NO AMAZONAS: INFLUÊNCIAS PARA O TURISMO LOCAL

Camila Tatiana de Moraes Pinho.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as manifestações folclóricas do Amazonas e como elas influenciam na atividade turística da localidade, a fim de divulgar a amplitude das mesmas e evidenciar suas singularidades. Contudo, sendo mais abordado o “Boi-Bumbá”, com intuito de estimular a valorização maciça deste festival. Pois, é uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. Pretende-se também expor o que está sendo feito pelo setor governamental da cidade para manter a identidade cultural dos habitantes da região e para o melhoramento do entorno natural e da qualidade de vida da população.

Palavras chaves: Amazonas; Boi-Bumbá; folclore.

Abstract

This article aims to analyze the folk expressions of the Amazonas and how they affect tourism in the locality in order to disclose the extent of them and highlight their uniqueness. However, being more addressed the "Boi-Bumbá" in order to stimulate the recovery of this massive festival. Therefore, is one of the most important cultural events in Brazil. It is also intended to expose what is being done by the government sector of the city to maintain the cultural identity of the inhabitants of the region and for improving the natural environment and quality of life.

Keywords: Amazonas; Boi-bumbá; folklore.

Este artigo é fruto de um estudo para analisar o turismo na região norte do Brasil, que dispõe de uma riqueza sócio-cultural que contagia a todos com o seu encantamento. Pretende-se com o mesmo, divulgar as manifestações culturais do Amazonas, abordando os seus costumes, tradições, a riquíssima fauna e flora, além de sua culinária exótica, mostrando que é uma região que tem muito a oferecer ao turismo.
Inicialmente, houve o levantamento bibliográfico, o acesso à Internet, o levantamento de documentários que pudesse subsidiar o trabalho.
Como é sabido, é uma região que precisa ser

Relacionados