festa junina

Páginas: 3 (697 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 42.1. ESTRATÉGIA 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8



1 INTRODUÇÃO
É necessário trabalhar as “Culturas Patrimoniais Regionais” nas escolas, pois com elas são fortalecidas asrelações das pessoas com suas heranças culturais, avivando a experiência real com a cidadania.
De certo modo, a pouca valorização da cultura de uma determinada região, se dá pela ausência de conhecimentoque muitas pessoas têm a respeito desse tema e também por não ser aprofundado na escola.
Podem-se enumerar diversas formas de trabalhar a cultura que podem ser desenvolvidas na escola, demaneira prazerosa e estimulante. Tanto com festas, artesanatos, comidas, danças, músicas, brincadeiras, etc.
































2. DESENVOLVIMENTO


NoMunicípio de Barra de São Francisco, Espírito Santo, o mês de junho é caracterizado por danças, comidas típicas, além de peculiaridades. É a Festa Junina, que se inicia no dia 12 de junho, vésperade Santo Antônio e se encerra no dia 29, dia de São Pedro. O auge mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingose casamentos caipiras.
Essas festas, como outras, apresentam um momento de sociabilidade, trocas culturais, mudanças de cotidiano, social, político e econômico da cidade, dando-lhes um ritmodiferenciado, gerando encontros entre as pessoas de diferentes grupos sociais. Elas acontecem num contexto de celebração com um ensejo religioso.
As festas juninas acontecem principalmente nasescolas, nos clubes e bairros da cidade e, também nas zonas rurais. No período em que as festas juninas acontecem, concentra não só a população, mas também diversos habitantes de cidades vizinhas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Festas Juninas
  • Festa Junina
  • Festa junina
  • Festa Junina
  • Festa Junina
  • FESTA JUNINA
  • festa junina
  • Festa Junina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!