Ferramentas da qualidade - cep

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2251 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução ao CEP

A expressão Controle Estatístico de Processos (CEP) tem muitos significados, mas na maioria das empresas é considerada como sendo o uso de:
1) Coleta básica dos dados;
2) Análise dos dados coletados através de recursos como: Distribuição de Frequências, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Gráfico de Controle;
3) Estudo da capacidade do processo.
Todas essasmetodologias estatísticas são aplicadas aos problemas de controle de processo (JURAN, J. M., 1989 E JURAN, J. M., 1994).
O uso do Controle Estatístico de Processo (CEP) é uma subárea do Controle Estatístico de Qualidade e é um método para compreender, monitorar e melhorar o processo de produção continuamente (CORTIVO, Z. D., 2005).

2- Histórico do CEP

O pai do CEP, Walter Andrew Shewhart(Figura 1 no Anexo) nascido em New Canton (18 de março de 1891 - 11 de março de 1967), foi um físico, engenheiro e estatístico estadunidense. Formado pela Universidade de Illinois e seu Ph.D., em Física, foi obtido na Universidade da Califórnia em 1917. Após trabalhar como engenheiro na empresa Western Eletric, ele se transferiu em 1925 para os laboratórios da Bell Telefones, onde trabalhou comferramentas estatísticas para examinar quando uma ação corretiva deveria ser aplicada a um processo, onde ficou até a sua aposentadoria em 1956. Foi consultor de várias organizações entre elas o departamento de Guerra Americano, as Nações Unidas e o Governo Indiano. Ele também lecionou nas Universidades de Harvard, Rutgers e Princeton. Com o livro “Statistical Method from the Viewpoint of QualityControl”, publicado em 1939, Shewhart obteve reconhecimento da comunidade estatística.
Afirmações de Shewhart:
• “Os dados não tem significado se apresentados à parte de seu contexto”
• “Conjuntos de dados possuem sinais e ruídos. Para ser capaz de extrair informação, deve-se separar o sinal dos ruídos dentro dos dados”.
Walter Andrew Shewhart apresentou sua idéia de controle estatístico através dautilização de gráficos de controle e diagramas de corrida (run chart) em 16 de maio de 1924. A percepção de Shewhart foi de que a qualidade e a variabilidade são conceitos antagônicos no sentido de que onde tem muito de um terá necessariamente pouco do outro. Dessa forma ele entendeu que medindo, analisando e monitorando a variabilidade, se aplica o estudo estatístico e que através dessas aplicações,processos e produtos poderiam chegar a melhores níveis de qualidade.
O termo variabilidade é também denominado, variação ou dispersão. Ela sempre está presente em um processo provocando mudanças nas características da qualidade dos produtos (bens ou serviços). Existem dois tipos de causas para essa variação. São elas:
 Causas Comuns ou Aleatórias → Aquelas inerentes ao processo e responsáveispela variabilidade inerente ou natural que é o efeito cumulativo de muitas pequenas causas essencialmente inevitáveis. São incorporadas ao desempenho normal do processo.
 Causas Especiais ou Assinaláveis → Aquelas que surgem esporadicamente e responsáveis pela variabilidade externa. São geralmente grandes em relação às causas comuns e representam um nível inaceitável do desempenho do processo.A presença das causas especiais torna o processo instável e imprevisível, logo, fora de controle estatístico. A eliminação dessas causas e a diminuição das causas comuns resultam na redução da variabilidade do processo que alcança a estabilidade e melhora a sua capacidade. O CEP ajuda as empresas a atingirem esse objetivo (MONTGOMERY, D. C., 1991 E WERKEMA, M. C., 1995).
Processos melhores commenos variabilidade promovem níveis melhores de qualidade nos resultados da produção e quando se fala em melhores processos isso significa não somente qualidade melhor, mas também custos menores. Hoje em dia não há fábrica no mundo que não aplica pelo menos algumas ferramentas simples de CEP para a melhoria dos processos industriais. E se a ação for tomada oportuna e adequadamente ela se...
tracking img